Costurando Idéias

/A cultura de moda alinhavada com história, sustentabilidade e comportamento

Miles Aldridge: “Eu só quero que você me ame”

O olhar do fotógrafo inglês explora estereótipos femininos em situações controversas e surreais para o mundo da moda habituado aos personagens perfeitos
| Por: Raquel Medeiros

O cotidiano de rótulo enfadonho viabiliza mundos paralelos e surreais que rompem com a ordem habitual. Neles, mulheres de aparências perfeitas são inseridas em situações controversas, arriscadas e caóticas. O roteiro descrito é a composição da fotografia de moda de Miles Aldridge, capaz de transformar supostas zonas de conforto em territórios conflituosos. A beleza feminina irretocável na harmonia de roupas, cabelos e maquiagem relata estereótipos e desencadeia provocações. No livro "I Only Want You to Love Me" (Eu só quero que você me ame) 270 imagens formatam uma retrospectiva do fotógrafo inglês reconhecido por sua estética dissonante. A obra - publicada pela editora Rizzoli - desdobra-se na exposição homônima aberta em 10 de julho na Somerset House Gallery, em Londres, com duração até 29 de setembro de 2013.

As fotografias de Aldridge são atordoantes. A antítese da decadência e glamour não é bastante para resumir o impacto das cenas. Sobra drama, além de neurose, tristeza, futilidade, fetiche e desconforto para personagens femininos representados na figura da mãe, secretária, celebridade, amante ou dona de casa. Em poses rígidas estão mulheres enervadas, dominadas pela catarse expressa no semblante vazio, nas emoções interrompidas pelo clique paralisante. Os ingredientes utilizados aguçam o olhar reflexivo do espectador e o mantém fixo, atraído pelo magnetismo da saturação das cores e clima enigmático.

Formado em ilustração pela Central Saint Martins, Miles Aldridge chega ao universo da moda de forma casual, em meados dos anos 90. A atração pelo cinema é o caminho que o aproxima da fotografia com adereço próprio e influências colhidas de diretores como David Lynch e Federico Fellini. Crítico, faz da imagem produzida para o consumo um questionamento da vida real. Fotografar a moda, na sua ótica, não é só exaltar a beleza; mas, compor imagens que através da fantasia desencadeiam interrogações, traduzem comportamentos e referenciam pessoas além das que habitam as páginas de revistas de papel brilhante e sedutor. 

Serviço:

Exposição Miles Aldridge:I Only Want You to Love Me

De 10 de Julho a 29 de Setembro de 2013

Onde: Somerset House Gallery, Londres

Website: Miles Aldridge