Costurando Idéias

/A cultura de moda alinhavada com história, sustentabilidade e comportamento

A ilustração de moda marca a estética pioneira e contemporânea da Dash Magazine

A revista britânica de circulação semestral foca na ilustração de moda e repagina o mercado editorial
| Por: Raquel Medeiros

O traço configura o conceito pioneiro estampado no nome. Apresenta a revista britânica de moda focada na ilustração e ousa no formato e linguagem que contrastam com o domínio da fotografia e as usuais intervenções do Photoshop nas publicações convencionais.  A Dash Magazine, com sede em Londres e pouco menos de dois anos no mercado, tem periodicidade semestral e explora o nível profissional e artístico da ilustração assentada nas bases da moda com a arte. O espírito nostálgico mantém a essência dos primórdios das gravuras - amplamente utilizadas para destacar atitudes, novas silhuetas e tendências - e expõe o vigor da imagem de moda situada no revival que tece a fusão entre estética singular e o denso conteúdo editorial.

A edição programada para coincidir com a London Fashion Week guarda uma história ousada que não perde a sincronia com o evento. Idealizada como projeto da então editora-chefe Noémie Schwaller (concluinte do curso de Jornalismo de Moda na London College of Fashion) a publicação foi espalhada nos lounges da área VIP e conquistou o público. Os três números colocados no mercado são pautados pela imersão na ilustração da moda que transita entre formas híbridas - resultantes do traço livre e recursos tecnológicos - e as referências do passado assinalado por nomes tão célebres quanto os fotógrafos por trás das imagens que povoam as capas das icônicas revistas do segmento.

Dirigida a formadores de opinião ligados ao universo criativo, ela desenha um espaço típico para explorar talentos emergentes. "Fascinada pela forma como moda, objetos e cultura definem personalidades, Dash apresenta um nível profissional e altamente artístico da ilustração baseada em moda e arte que está presente na indústria de hoje. Alinhada à nossa filosofia de design, apresentamos um casamento entre a informação, a individualidade e a estética única", diz o trecho de apresentação da revista em sua página oficial.

Aos olhos da indústria da moda a proposta da Dash surge fresca, como uma analogia à pintura de aspecto aquarelada das ilustrações. A conquista recente do prestigiado Prêmio Deutsche Bank para empresas criativas, na categoria Moda, confirma o êxito do projeto editorial sintonizado com as demandas de conteúdo ilustrado. O estilo contemporâneo e experimental que seduz pela estética exuberante e o teor dos discursos analíticos dá sinais de que a fusão da arte com a moda continua gerando bons frutos. Um prato cheio para o apetite exigente do setor.

 

Serviço:

Dash Magazine

Baixe DASH Magazine Media Pack

Editorial Dash Magazine 02