Costurando Idéias

/A cultura de moda alinhavada com história, sustentabilidade e comportamento

Retratos de referências etnográficas do Peru compõem a expo “Alta Moda” de Mario Testino

A mostra fotográfica organizada por Mario Testino revela nos trajes tradicionais da região montanhosa de Cuzco as belezas e história do seu País
| Por: Da Redação

É no bairro boêmio de Barranco, no coração de Lima, capital do Peru, que a série de retratos colhidos pelo olhar minucioso de Mario Testino acaba de ser inaugurada e permanece aberta à visitação até o dia 16 de setembro deste ano. O registro etnográfico integra a segunda mostra que ocupa a sala da associação cultural Mate - batismo que faz uma junção do seu nome e sobrenome - desde que foi criada em julho de 2012 na casa onde morou. A exposição intitulada "Alta Moda" enquadra a exuberância dos trajes tradicionais e festivos da região montanhosa de Cuzco e contrasta com o trabalho que Testino está habituado a fazer para revistas como Vogue e Vanity Fair ao longo de uma carreira de 30 anos.

Para dar corpo à exposição - também reproduzida em publicação homônima - o fotógrafo que é considerado um dos mais influentes pela indústria da moda dedicou tempo às viagens e pesquisas centradas entre as cidades de Lima e Cuzco. Foram cinco anos de trabalho após a descoberta de um acervo com indumentárias próprias da região andina, rica em cores, tramas e bordados. O conceito por trás das imagens que congregam a "Alta Moda" é para Mario Testino a "haute couture" que narra e celebra trajes da identidade do seu país. "Eu queria homenagear a riqueza da roupa tradicional a que os peruanos estão intimamente ligados", declarou em entrevista à Vogue Paris, edição de abril.

A seleção das 27 imagens que consolidam a mostra seduz pela explosão de cores e exuberância das roupas. O projeto pessoal impulsionado pelo desejo de apresentar ao mundo a beleza, tradição e importância peruana guarda inspiração na fotografia de Martin Chambi, fotógrafo cult do Peru entre as décadas de 30 e 40 do século passado. Os netos de Chambi atuaram ao lado de Mario Testino como colaboradores e recriaram cenários a partir dos arquivos do avô. Cada fotografia ressuscita histórias resgatadas no tempo; dá voz a personagens e suas rotinas acolhidas em vestes que transbordam arte e cultura.

Serviço:

Exposição "Alta Moda" por Mario Testino

Onde: Associação Mario Testino - Mate, Lima/Peru

Período: 20 de abril a 16 de setembro/2013

* Publicação assinada por Mario Testino reproduz as imagens da mostra