Costurando Idéias

/A cultura de moda alinhavada com história, sustentabilidade e comportamento

Cecil Beaton: instantâneos do Teatro da Guerra

O fotógrafo inglês consagrado por suas imagens de celebridades e editoriais de moda também registrou os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial
| Por: Da Redação

As fotos das estrelas de Hollywood e da família real inglesa no final dos anos 30 somam-se aos editoriais da revista Vogue americana nas duas décadas seguintes. As imagens que percorreram o mundo o colocam na lista dos fotógrafos célebres. No entanto, outro olhar de Cecil Beaton (1904-1980) - menos conhecido - o conduz ao fotojornalismo com a captura de cenas cotidianas nos dias sombrios que marcaram a Segunda Guerra Mundial. Mais de sete mil fotografias integram o acervo que pela primeira vez dá corpo à exposição "Theatre of War ". Além das 250 imagens selecionadas para a exibição que fica aberta no Imperial War Museum, em Londres, até 1º de janeiro de 2013, a mostra ainda apresenta desenhos, livros e referências de seu trabalho como figurinista no cinema e teatro.  

A nomeação para realizar a cobertura da Segunda Guerra foi oficializada pelo Ministério Britânico de Informação. Entre os anos de 1940 e 1945 Beaton percorreu todo o Reino Unido, Oriente Médio, Índia, China, Birmânia e os Estados Unidos. Militares em combate e cidadãos comuns estão cristalizados em momentos de tensões e incertezas. Em diários registrou suas impressões da experiência que classificou - tempos depois - como a mais marcante de sua vida. As anotações também subsidiam a exposição e ajudam a contextualizar imagens.

A condição de contratado oficial do Governo inglês impôs restrições ao ofício. Um filtro que justifica a ausência de cenas de extrema violência, já que as fotos também tinham como propósito conquistar o apoio do povo britânico e a adesão dos jovens às tropas. Imagens menos densas e cruéis, mas, carregadas de pistas que o recorte do fotógrafo não conseguiu esconder. Basta ler os olhos dos soldados, o semblante das enfermeiras e a pose em riste dos oficiais para sentir a realidade turva, impressa em preto e branco.

Serviço:

Exposição Theatre of War

Imperial War Museum, em Londres, até o dia 1º de janeiro de 2013.