Costurando Idéias

/A cultura de moda alinhavada com história, sustentabilidade e comportamento

Cliques do moderno Street Style dos anos 20

No início do século passado os irmãos Seeberger anteciparam o conceito da fotografia de moda
| Por: Da Redação

Um pouco antes da invenção da fotografia de Joseph Niépce completar um século, a modernidade dos anos 20 era enquadrada sob a ótica da moda. Os irmãos Seeberger - Jules, Louis e Henri - trocaram o foco das lentes acostumadas aos cartões postais pela elegância feminina. Ao acaso, davam início à fotografia de moda contemporânea. Seus cliques visionários registravam as mudanças que ocorriam na sociedade francesa traduzindo no modo de vestir das mulheres desejos de liberdade e igualdade, além de um vasto leque de ideias progressistas.

Sacudida a poeira da primeira guerra mundial, a revista Vogue ainda ilustrava suas edições enquanto os Seeberger circulavam pelas clássicas corridas de cavalo, cafés e resorts colhendo instantâneos que revelavam a onda de desinibição do vestuário feminino marcado pelo requinte e ousadia transbordante em decotes e comprimentos. Ombros, costas, colos e tornozelos saltavam aos olhos na explosão de novas condutas sociais. À época, estilistas como Chanel, Callot e Madeleine Vionnet davam visibilidade à irreverência e estilo do bem vestir da mulher cosmopolita.

Fotógrafos da Elegância

A efervescência futurista e artística influenciava a moda com estampas, modelagens e novos tecidos. O olhar apurado dos Seeberger capturaram fragmentos desse cotidiano sofisticado e o trabalho por eles produzido foi decisivo para a consolidação da agência fotográfica Seeberger Frères que logo abasteceria revistas como a própria Vogue nos anos seguintes. Referenciados como "fotógrafos da elegância" eles anteciparam em preto e branco o conceito da moda de rua que já ditava tendências, comportamentos e burburinhos.  

Os registros "fashionistas" de valor documental exibidos na galeria integram o arquivo do Getty Images. No entanto, outras fotos podem ser conferidas na página virtual do Museu de Arte Moderna de Nova York - Moma e no livro Elegance - The Brothers Seeberger and the Birth of Fashion Photography, da autora Virginie Chardin e edição pela Chronicle Books. A obra reúne uma coletânea de 300 imagens que inspiram pesquisadores de moda ou meros entusiastas que se rendem aos impactos da modernidade que aterrissou no princípio do século passado.