Costurando Idéias

/A cultura de moda alinhavada com história, sustentabilidade e comportamento

Vogue: 119 anos de história em versão digital

A maior revista de moda do mundo disponibiliza todas as publicações desde 1892
| Por: Da Redação

Já pensou em acessar todas as edições da revista americana Vogue desde 1892? Na ponta do lápis, isso significa conferir 119 anos de moda impressos nas páginas da maior revista deste segmento no mundo. Em um clique checar editoriais, reportagens, ilustrações, fotografias, anúncios publicitários... Tudo concentrado em um banco de dados virtual que permite viajar no tempo e fazer uma leitura de mais de um século de história contado através da vestimenta. Como? Tornando-se membro do Vogue Archive que acaba de ser lançado.

O projeto chega em parceria com a WGSN (o maior portal de conteúdo para pesquisa online, tendências e notícias referentes à indústria de moda, estilo e comportamento) e traz todas as edições, incluindo a primeira. Um rico acervo de pesquisa com mais de 400 mil páginas em cores para profissionais, estudantes, curiosos e fashionistas. A adesão individual custa $ 1.575 por um ano de acesso.

O arquivo possibilita navegar por determinada edição ou época. As consultas podem ser refinadas por capas, artigos, imagens, publicidades, marcas e designers, além de cores, materiais ou peças de roupas. Permite, ainda, construir e organizar pastas pessoais com conteúdos "favoritos" que podem ser impressos e partilhados. O Vogue Archive terá atualização mensal com as novas edições da revista. A assinatura será feita a partir do próprio portal WGSN. Para bibliotecas e instituições de ensino, o acervo será viabilizado através do ProQuest, um site especializado em pesquisas acadêmicas. 

 

Confira no vídeo uma demonstração do acervo que já está disponível: