Costurando Idéias

/A cultura de moda alinhavada com história, sustentabilidade e comportamento

Roupas de vidro na delicada arte das esculturas de mosaico em 3D

A artista americana Julie Richey inova na criação de mosaicos e abre inspiração para moda enquanto obra de arte
| Por: Da Redação
Roupas de vidro na delicada arte das esculturas de mosaico em 3D

Roupas de tecido, de plástico ou de metal já não são mais novidades diante da delicadeza do gesto de juntar pequenos pedaços de vidro na tradicional arte do mosaico. Pois eis que, para grata surpresa, os mosaicos saem de sua forma plana e ganham vida tridimensional em vestidos e camisas construídas como pequenas joias esculturadas pela artista plástica americana Julie Richey. Suas obras já receberam diversos prêmios internacionais e participam de exposições nas principais galerias do mundo. Servem de inspiração para que moda e arte façam um casamento perfeito.

Desde 1990, a texana Julie Richey cria instalações de mosaicos, seja objetos, esculturas ou espaços residenciais e públicos. A versatilidade das suas obras exigem paciência e dedicação ao longo de vinte anos de experimentações. Formada em História da Arte, logo em seguida fez sua especialização em mosaico, com várias oficinas  que a possibilitaram um novo conjunto de habilidades nesta arte para dar uma criação mais pessoal a seu trabalho.

A diferenciação foi mesmo a proposta em esculturas 3D. A obra "L'Ambasciatrice" é uma representação de flores nativas do Texas e borboletas feitas a partir de  um manequim de roupas de criança. O nome dado  a peça significa "A Embaixadora" em italiano, escolhido pela artista  devido ao local onde aprendeu sobre a própria escultura que representa. A outra obra, também em forma de vestido,  recebeu o nome de  "La Corrente" e rendeu à artista honras de Melhor Mosaico 3D pelo júri internacional de mosaico de arte contemporânea na exposição Mosaic Arts International, em 2011. O vestido é uma critica à destruição da beleza no meio ambiente, criado durante o vazamento de óleo no Golfo Pérsico e sua catástrofe com a natureza.

Já "Camisa Night" é uma descrição de uma percepção da noite na cidade de São Francisco. Para a artista, "camisa Night" é a sua obra favorita porque captura um momento especial e retrata um estado de espírito - a cidade em repouso, a noite, com suas luzes coloridas e o reflexo da água. A camisa também foi bastante premiada, como Prêmio Orsoni Internacional de Arte Mosaico Fine, em 2009. Para construir tais esculturas em 3D, mistura além das pastilhas de vidro, materiais inesperados como o ouro 24k, mármore, conchas marinhas, pedras preciosas, vidros iridescentes e minerais.

Juntando os pedacinhos

Cada construção de um trabalho é diferente do outro, de acordo com Julie Richey,  no entanto, todos são cuidadosamente cortados e montados. As obras  como "Camisa Night" e "La Corrente"  têm estruturas de isopor reforçado com fibra de vidro de malha e thinset, tornando-as  muito leves, mas  sem perder a rigidez para que ela possa aplicar os desenhos de mosaico. Os pedaços de vidro são cortados em camadas finas e então passam por ajuste de seleção para virar uma textura perfeita.

De acordo com entrevista dada a um site americano, a artista explica:  "A maioria das pessoas não tem paciência - ou, pelo menos, dizem-me assim -  após me ver horas a cortar pequenos pedaços,  selecionando-os com uma pinça. Uma palavra que os observadores costumam usar quando me veem trabalhando é "entediante". Dependendo do meu humor no momento, eu nem considero um insulto ou um desafio. É claro que é entediante! Se não fosse, todos poderiam fazê-lo. Eu vejo a mesma dedicação ao artesanato fino no trabalho de tantos outros artistas - joalheiros,  escultores, etc .Você pode definitivamente reconhecer  a diferença entre uma peça que foi montada às pressas e aquela em que o artista trabalhou exaustivamente para atingir uma textura de perfeita superfície", informa. 

Julie Richey não trabalha com moda. Os dois vestidos e a camisa foram apenas superficíes tridimensionais elaboradas para representar suas esculturas em mosaico, mas deixa este legado para que a moda se aproxime cada vez mais de outras texturas e materiais. Moda é mais do que a própria roupa em si, é uma forma de expressão que pode muito bem ser dialogada com arte. E neste campo, Julie Richey, mesmo sem pretensão, abre caminhos e faz moda.

 Conheca mais sobre o trabalho da artista:

http://web.mac.com/julierichey/www.juliericheymosaics.com/Welcome.html

VEJA A GALERIA DE SUAS ESCULTURAS DE MOSAICO