Costurando Idéias

/A cultura de moda alinhavada com história, sustentabilidade e comportamento

Saiba mais sobre Noel Rosa, inspiração de Ronaldo Fraga

Antes de chegar às passarelas as coleções são revestidas de pesquisas que resgatam histórias, como a do poeta da Vila, com um revival do carnaval dos anos 30
| Por: Da Redação
Saiba mais sobre Noel Rosa, inspiração de Ronaldo Fraga
O poeta da Vila Isabel deu voz ao samba do morro

POR DETRÁS DOS PANOS

Por trás dos tecidos, cores, formas e estilos que fazem a moda das passarelas, há um sentido que comunica ideias, valores, geram novas percepções e sensibilidades a temas diversos.  A intenção deste editorial é percorrer o caminho das entrelinhas que estão por trás dos panos dos desfiles mais comentados do Brasil e do mundo. Não para falar das últimas tendências, mas para gerar informações que irão desdobrar as inspirações e conceitos que fomentam a cabeça dos criadores de moda.

Para começar, viajamos pelo universo dos anos 30 da Vila Isabel, no Rio de Janeiro, onde o samba corria solto na poesia do músico Noel Rosa. Esta foi a inspiração que marcou o desfile de Ronaldo Fraga, na 31 edição do São Paulo Fashion Week - Verão 2012. Ao som das canções do boêmio, o estilista provocou um verdadeiro carnaval com direito a confetes, música ao vivo e uma moda cheia de referências às fantasias de colombina, pierrô e marinheiro, estamparias com imagem do poeta, além de elementos típicos da boêmia. "Frente ao abismo social dos nossos dias, Noel Rosa é respiro e inspiração. Só ele cerziu tão bem as diferentes faces do Rio de Janeiro, com o ponto de bordado musical da cultura carioca", comenta Ronaldo Fraga em seu blog.

"Com que roupa eu vou? "

Mas afinal, quem é o autor de "Com que roupa?", quem é este poeta que morreu tão cedo de tuberculose aos 26 anos e deixou um legado de herança musical ao país? Noel de Medeiros Rosa, nasceu no Rio de Janeiro, em 1910, franzino e doente. Criado no bairro carioca Vila Isabel, aprendeu desde cedo a tocar bandolim e seu gosto pela música só cresceu ao longo dos anos. Mostrou logo ao que veio: boêmio, gostava de tocar pelas madrugadas afora. O seu primeiro sucesso foi o samba Com que Roupa?, que até hoje é um clássico do cancioneiro brasileiro. Foi reconhecido como um grande cronista do cotidiano através de músicas que primavam pelo humor e crítica social.  Entre seus maiores sucessos estão Palpite Infeliz, Para quer Mentir, Feitiço da Vila, Último Desejo, Fita Amarela, Três apitos e Pierrô Apaixonado.

Sambista, cantor e compositor, bandolinista, violonista, o Poeta da Vila é considerado um dos maiores músicos do Brasil porque soube como ninguém trazer o samba do morro e legitimá-lo na construção da identidade da música popular brasileira, além de ser um virtuoso no jogo das palavras, entre versos e rimas. Deixou 259 composições em tão pouco tempo de vida, provando sua genialidade e originalidade na forma de cantar, compor e conceber o samba brasileiro.

Veja o VÍDEO do desfile de Ronaldo Fraga - SPFW/ Verão 2012

 

 

Não deixe de ver:

Filme: Noel - Poeta da Vila (2006, Brasil)

Direção: Ricardo van Steen

 

Não deixe de escutar:

Aracy de AlmeidaCanções de Noel Rosa com Aracy de Almeida, Continental (1955) - vinil apenas

Francisco Egydio & Roberto PaivaPolêmica - Noel Rosa & Wilson Batista, Odeon (1956)

João NogueiraWilson, Geraldo, Noel, Polydor (1981)

Songbook Noel, Lumiar Discos (1991)

Mário Reis & Aracy de AlmeidaNoel Rosa por Mário Reis e Aracy de Almeida, Revivendo (1993)

Noel RosaFeitiço da Vila, Revivendo (1994)

Noel Rosa & VadicoInédito e Desconhecido / Vadico, Eldorado (1995)

Noel RosaCoisas Nossas, Revivendo (1995)

Noel Rosa: Coisas Nossas, Leblon Records (1996)

Ivan LinsViva Noel, Velas (1997)

Olibia ByingtonA Dama do Encantado - Tributo a Aracy de Almeida, MP,B (1997).

Johnny Alf & Leandro BragaLetra & Música Noel Rosa, Lumiar Discos (1997).

Noel RosaQue Se Dane, Revivendo (1999)

Ione PapasNoel Por Ione, Dabliú (2000)

 Zé RenatoFilosofia - Sobre as Músicas de Chico Buarque e Noel Rosa, MP,B (2000)

Noel RosaNoel Pela Primeira Vez (7 CDs), Velas (2000)

Cristina Buarque & Henrique CazesSem Tostão 2... A Crise Continua - Canções de Noel, Kuarup (2001)