À Moda da Casa
/ A moda com tempero paraibano
Abraço Casa abre as portas à economia criativa e mercado colaborativo
Evento reúne moda, design, gastronomia, arte e música sob o mesmo tetoDetrás do muro branco de textura ondulada moram abraços. Para acolher, aquecer sonhos, estreitar afetos, fazer o coração bater junto no ritmo que oxigena a economia criativa, a sustentabilidade e o mercado colaborativo assentado na troca de experiências que fortalecem. O endereço é o número 234 da avenida Marechal Deodoro da Fonseca, Torre, João Pessoa, onde o Abraço Casa abre as portas nos dias 1º e 2 de abril à sua primeira edição. Um enlace de marcas autorais e artistas independentes embalado pelo consumo consciente de moda, arte, design, decoração, gastronomia e pitadas de música com poesia.
A iniciativa nasce no fluxo dinâmico do movimento colaborativo. Nas experiências saboreadas pela designer paraibana de bijus artesanais, Mayrles Emille, em outras cidades. No momento em que sua marca homônima expande horizontes, a ideia de ampliar o ateliê formatou o abraço e as mãos dadas a quem, como ela, acredita na manifestação criativa revestida de identidade e cultura. "Eu já alimentava o sonho de um espaço compartilhado, voltado à economia criativa. A busca pelo novo ateliê me trouxe à esta casa e ela me inspirou, me convidou a abrir a porta do desejo para executar o projeto antes do imaginado", confessa Mayrles.
No Abraço Casa as expectativas orbitam o engajamento. Todos estão sob o mesmo teto e desfrutam da sombra generosa do jambeiro no quintal. Comidinhas gostosas, cerveja artesanal, roupas com a costura sustentável, bijus únicas com o calor do feito à mão e objetos de aura vintage e retrô. Grafites nos muros, intervenções de crochê pelos cantos, doses de poesia e música da boa ecoando no ar para vestir, adornar e alimentar sensibilidade.
Essência do Coletivo
A primeira edição do Abraço Casa está alicerçada na essência do coletivo. Uma sintonia harmoniosa de 28 parceiros que respiram afinidades entrelaçadas à produção artesanal, sustentabilidade, comércio justo, resgate de memórias e laços identitários. Aos olhos de Mayrles, o evento apoia e incentiva marcas autorais e independentes, além de promover a conexão de uma rede de contatos entre artistas, marcas e artesãos. Para o público, a vivência do consumo que abre janelas de relacionamento com quem faz.
A arquitetura do projeto é revestida de significados. Desconstrói o modelo formal do comércio e aguça a reflexão para o fortalecimento da economia local com produtos de alma artesanal. Lugar de ir e vir, soltar o riso e experimentar outros conceitos sobre as atitudes cotidianas. De envolver, cercar, circundar e abarcar leveza. É só cruzar a soleira do Abraço Casa. A porta está destrancada.
Quem abraça a primeira edição:
Palletes e Cores (Móveis)
Octoplus - Agência de Design
Programa de Artesanato da PB (Expositores)
Crochê de Rua
Pollyana Mattana - Tatuadora e artista visual
Camô Criativa (Grafitti e produtos com artes)
Mayrles Emille - Bijus artesanais
Refazenda - Vestuário
Xique-Xique - Calçados
Marina Coisa De Vó - Papelaria
Calibre Molduras
Carol Guimarães- Produtos com bordado e poesia
Guto Holanda - Artista Plástico
Valéria Antunes - Artista visual
Drão - Pães e patês artesanais
Cervejaria Gameleira - Cervejas artesanais
Dulce Geléias
Dindelícia
Nara Limeira - Música e poesia
Clara Bione - Música
Totonho - Música
Beth Paz - Designer de Bijus
Dani Oliveira Acessórios
Cores com amor - Banquetas e mandalas
Cláudia Tejo - Design de jóias de papel machê
Camila Demori - Bijus Eco design
Aquarella - Tshirts e produtos personalizados
Marina Stuckett - Bolos
Serviço:
O quê: Evento "Abraço Casa"
Quando: 1º e 2 de abril (sábado das 15h às 21h e domingo das 14h às 19h)
Onde: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 234, Torre, João Pessoa
Acesso: entrada gratuita
Contato: (83) 99119 9779 - Mayrles Emille
Instagram: @abraco_casa