À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Abraço Casa abre as portas à economia criativa e mercado colaborativo

Evento reúne moda, design, gastronomia, arte e música sob o mesmo teto
| Por: Raquel Medeiros

Detrás do muro branco de textura ondulada moram abraços. Para acolher, aquecer sonhos, estreitar afetos, fazer o coração bater junto no ritmo que oxigena a economia criativa, a sustentabilidade e o mercado colaborativo assentado na troca de experiências que fortalecem. O endereço é o número 234 da avenida Marechal Deodoro da Fonseca, Torre, João Pessoa, onde o Abraço Casa abre as portas nos dias 1º e 2 de abril à sua primeira edição. Um enlace de marcas autorais e artistas independentes embalado pelo consumo consciente de moda, arte, design, decoração, gastronomia e pitadas de música com poesia.

A iniciativa nasce no fluxo dinâmico do movimento colaborativo. Nas experiências saboreadas pela designer paraibana de bijus artesanais, Mayrles Emille, em outras cidades. No momento em que sua marca homônima expande horizontes, a ideia de ampliar o ateliê formatou o abraço e as mãos dadas a quem, como ela, acredita na manifestação criativa revestida de identidade e cultura. "Eu já alimentava o sonho de um espaço compartilhado, voltado à economia criativa. A busca pelo novo ateliê me trouxe à esta casa e ela me inspirou, me convidou a abrir a porta do desejo para executar o projeto antes do imaginado", confessa Mayrles.

No Abraço Casa as expectativas orbitam o engajamento. Todos estão sob o mesmo teto e desfrutam da sombra generosa do jambeiro no quintal. Comidinhas gostosas, cerveja artesanal, roupas com a costura sustentável, bijus únicas com o calor do feito à mão e objetos de aura vintage e retrô. Grafites nos muros, intervenções de crochê pelos cantos, doses de poesia e música da boa ecoando no ar para vestir, adornar e alimentar sensibilidade.

Essência do Coletivo 

A primeira edição do Abraço Casa está alicerçada na essência do coletivo. Uma sintonia harmoniosa de 28 parceiros que respiram afinidades entrelaçadas à produção artesanal, sustentabilidade, comércio justo, resgate de memórias e laços identitários. Aos olhos de Mayrles, o evento apoia e incentiva marcas autorais e independentes, além de promover a conexão de uma rede de contatos entre artistas, marcas e artesãos. Para o público, a vivência do consumo que abre janelas de relacionamento com quem faz.

A arquitetura do projeto é revestida de significados. Desconstrói o modelo formal do comércio e aguça a reflexão para o fortalecimento da economia local com produtos de alma artesanal. Lugar de ir e vir, soltar o riso e experimentar outros conceitos sobre as atitudes cotidianas. De envolver, cercar, circundar e abarcar leveza. É só cruzar a soleira do Abraço Casa. A porta está destrancada. 

Quem abraça a primeira edição:

Palletes e Cores (Móveis)

Octoplus - Agência de Design

Programa de Artesanato da PB (Expositores)

Crochê de Rua

Pollyana Mattana - Tatuadora e artista visual

Camô Criativa (Grafitti e produtos com artes)

Mayrles Emille - Bijus artesanais

Refazenda - Vestuário

Xique-Xique - Calçados

Marina Coisa De Vó - Papelaria

Calibre Molduras

Carol Guimarães- Produtos com bordado e poesia

Guto Holanda - Artista Plástico

Valéria Antunes - Artista visual

Drão - Pães e patês artesanais

Cervejaria Gameleira - Cervejas artesanais

Dulce Geléias

Dindelícia

Nara Limeira - Música e poesia

Clara Bione - Música

Totonho - Música

Beth Paz - Designer de Bijus

Dani Oliveira Acessórios

Cores com amor - Banquetas e mandalas

Cláudia Tejo - Design de jóias de papel machê

Camila Demori - Bijus Eco design

Aquarella - Tshirts e produtos personalizados                       

Marina Stuckett - Bolos

 

Serviço:

O quê: Evento "Abraço Casa"

Quando: 1º e 2 de abril (sábado das 15h às 21h e domingo das 14h às 19h) 

Onde: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 234, Torre, João Pessoa

Acesso: entrada gratuita

Contato: (83) 99119 9779 - Mayrles Emille

Instagram: @abraco_casa