À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Identidade nordestina assinala o editorial do "Gira Calçados 2014"

| Por: Raquel Medeiros

O cangaço, o artesanato, a paisagem. Capturas da identidade nordestina traduzidas em personagens, cores e texturas no editorial do fotógrafo Aladim Monteiro. O ensaio apresenta as tendências do Gira Calçados 2014 - o maior evento da indústria calçadista do Nordeste - que anualmente acontece na cidade de Campina Grande (PB). Em sua essência, o trabalho revela uma celebração à cultura regional nutrida por referências da miscigenação. 

Nos detalhes que saltam aos olhos, leituras esmiuçadas do romance de Lampião e Maria Bonita, do movimento armorial de Ariano Suassuna que privilegia a arte popular e do filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", do cineasta Glauber Rocha. O marco do cinema novo completa 50 anos desde sua estreia e empresta - simbolicamente - a figura do vaqueiro Manuel para protagonizar o editorial com locação no Sítio São João e Parque do Povo.

O tom de terracota predomina nas imagens e suscita o solo do Sertão, a arte feita do barro e o couro do gibão. Ao fundo, as nuances alaranjadas - típicas do entardecer nordestino - arrematam a inspiração para a atmosfera de sedução que sublima a sequência de fotos. A ancestralidade, o artesanal, o culto à religiosidade e às tradições - como os festejos juninos - estão incorporados à linguagem estética de um Nordeste rico e plural.