À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Na Feira do Empreendedor sopram ventos da criatividade, inovação e tecnologia

| Por: Raquel Medeiros

Quinta tem feira. Sexta, sábado e domingo também. Dias da Feira do Empreendedor da Paraíba. Não tem perfume de cravo, canela e alecrim no ar, mas dá para sentir a força dos ventos que impulsionam inovação, sustentabilidade, tecnologia e criatividade. Com o tema "O Empreendedorismo que Transforma", João Pessoa recebe entre os dias 15 e 18 de maio, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, a sexta edição do evento. A área de 19 mil metros quadrados converte-se em celeiro de oportunidades, onde serão apresentadas 300 atividades gratuitas focadas no empreendedorismo. Palestras, oficinas, exposições, apresentações culturais, atendimentos presenciais e virtuais, além de espaço de negócios que contabiliza mais de 80 expositores.

Na feira tem oferta de sobra para a economia criativa. O evento que é uma realização do Sebrae Paraíba investe no conceito que homogeneíza criatividade, conhecimento, cultura e tecnologia para redimensionar o novo formato de desenvolvimento econômico e inclusão social com experiências bem sucedidas mundo afora. A lógica deste crescimento conecta a cadeia produtiva dos segmentos criativos e evidencia a riqueza intangível, invisível e simbólica para fomentar o crescimento local e regional.

Com visibilidade, o "Espaço Economia Criativa" expõe os universos da moda, design, gastronomia, audiovisual e música como territórios propícios à disseminação de arranjos produtivos com fôlego na geração de emprego e renda. "O Espaço Economia Criativa será uma excelente oportunidade para adquirir conhecimentos que venham contribuir para inovação dos micro e pequenos negócios, bem como a implantação de empreendimentos que tenham sustentabilidade e competitividade no mundo dos negócios", destacou a analista do Sebrae Paraíba e gestora do Espaço Economia Criativa da Feira do Empreendedor, Regina Amorim.

A fusão da economia ancorada nos laços da diversidade cultural traz uma programação de conhecimento aliado a sabores, cores, texturas e sons. Apresentações culturais, desfiles e oficinas dividem a agenda com palestrantes renomados como Paulo Borges (idealizador da São Paulo Fashion Week); Leonardo Brant (sócio-fundador do grupo empresarial Brant Associados); Tiago Mattos (publicitário e sócio-diretor da empresa Perestroika); Lala Deheinzelin (pioneira da Economia Criativa no Brasil) e Raphael Vasconcellos (diretor do Facebook Creative Shop para a América Latina).

O evento que cresce os olhos para a inovação e novas tecnologias abre o apetite para a gastronomia criativa que põe mesa. Diariamente, sete empresas farão oficinas show para divulgar os empreendimentos do roteiro turístico "Caminhos do Sabor". O paladar será levado à rota que visita a culinária dos municípios de Cabedelo e Conde e os restaurantes participantes do Festival Brasil Sabor, promovido pela Abrasel/Paraíba. Na moda, a costura da informação soma-se ao lançamento do catálogo Tendências da Moda, em parceria com o Senai/Cetiqt.

O objetivo do Espaço Economia Criativa é alargar perspectivas de novos horizontes para o empreendedorismo. Nesse contexto, faz despertar reflexões sobre o entorno e convida - público e empresários - a navegar no mar de referências que priorizam o valor humano, os saberes ancestrais e a manutenção do patrimônio simbólico.   

 

Serviço:

Feira do Empreendedor - Programação

Quando: de 15 a 18 de maio

Onde: Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima - João Pessoa