À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

O estilista mineiro João Pimenta integra o júri da terceira edição do FashionTech

A Estação da Moda lança o edital do concurso que recebe inscrições entre os dias 28 e 29 de novembro
| Por: Redação

Estilista João Pimenta (Foto: reprodução)

Diverso e instigante o tema "Tecnologia Artesanal" se mantém como norteador da terceira edição do Fashiontech. O concurso de novos estilistas promovido pela Estação da Moda - órgão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) - é pioneiro no âmbito das políticas públicas municipais do Brasil e incentiva o surgimento de novos profissionais a partir do exercício das suas potencialidades com um olhar sobre a identidade local. O edital completo sobre o projeto está disponível no portal da PMJP e as inscrições serão recebidas nos dias 28 e 29 de novembro, na sede da Estação da Moda. O estilista mineiro João Pimenta integra a comissão julgadora do processo seletivo.

Para concorrer, os candidatos devem apresentar o projeto integral de uma coleção de moda obedecendo ao tema Tecnologia Artesanal. O concurso premia o vencedor com o desenvolvimento de uma coleção (30 looks), incluindo tecidos e mão de obra; desfile de apresentação com todas as despesas incluídas e uma visita técnica ao Senai /Cetiqt - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, no Rio de Janeiro. A unidade do Departamento Nacional do Senai atua como principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional.

Na visão da secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), Marly Lúcio, ações que incentivam a criatividade, como o FashionTech, são importantes para o crescimento e amadurecimento do setor na Capital. "Nós entendemos a moda como uma oportunidade de negócio, um meio de gerar renda e colaborar para a economia da nossa cidade. O FashionTech, especialmente, é um projeto que nos deixa orgulhosos, porque além de estimular a criatividade, nos ajuda a encontrar e potencializar talentos", destaca.
 
Tema - No tema proposto, Tecnologia Artesanal, reside o objetivo de reconhecer o processo artesanal em toda a sua diversidade e tipologia, assim como o resgate da essência cultural de valorização do artesão e suas habilidades aliadas à tecnologia. "Hoje, a tecnologia está inserida em qualquer processo criativo e se tornou uma aliada da arte artesanal, podendo ser utilizada com uma proposta de fusão da tradição com a modernidade. Assim, o FashionTech convida os participantes, futuros profissionais da moda, a descobrir no exercício do 'fazer artesanal' a possibilidade tecnológica como fonte inesgotável de inspiração e fomento para todo o sistema de moda", ressalta o coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa.
 
Inscrição - As propostas devem ser entregues nos dias 28 e 29 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Estação da Moda. Os candidatos também têm que preencher a ficha de inscrição disponível no site da Prefeitura Municipal de João Pessoa e na secretaria da Estação da Moda e apresentar cópias dos documentos RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade. O edital do FashionTech exige prova de regularidade com a Fazenda Estadual e Municipal, e prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidões negativas. Qualquer pessoa acima de 18 anos, que tenha concluído ou esteja cursando o ensino médio, pode se inscrever.
 
Etapas - O concurso está dividido em duas etapas. Na primeira, os participantes apresentam o projeto de uma coleção de moda (10 looks) masculina e/ou feminina, de acordo com o tema proposto. A proposta deverá conter um texto de apresentação da coleção justificando o tema; as etapas criativas; cartela de cores e uso de materiais. Serão classificados para a segunda etapa de seleção até 10 dez candidatos. Cabe aos finalistas criar uma coleção de 30 looks acompanhados por ficha técnica (o candidato pode, se desejar, aproveitar os 10 looks inscritos na primeira etapa) e apresentar um look completo confeccionado conforme desenho e especificações propostas no edital.

Seleção e Resultados - Os trabalhos serão avaliados por uma banca formada por profissionais de moda/design e áreas afins (jornalistas, artistas, designers, professores) convidados pela organização do evento. O resultado da seleção da primeira etapa está previsto para o dia 2 de dezembro de 2013. O sorteio das ordens de apresentação dos finalistas ocorrerá no dia 13 de dezembro e a apresentação do projeto e entrevista com banca avaliadora serão realizados nos dias 16 e 17 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia seguinte (18), através do site da PMJP. 
 
Estação da Moda - É o nome dado ao Centro Vocacional Tecnológico - Confecção. Trata-se de um espaço destinado à capacitação tecnológica por meio do ensino profissionalizante de corte e costura em máquinas industriais. Além dos cursos permanentes oferecidos pelo CVT, a Estação da Moda ainda realiza projetos e promove eventos voltados para a capacitação, criação e difusão do setor. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Estação da Moda)

 

Serviço:  

FashionTech - Concurso Novos Estilistas

Edital Aqui

Informaçãoes: (83) 3218-6160 ou pelo e-mail: estacaodamodapmjp@hotmail.com

Estação da Moda: Rua Rosário di Lorenzo, S/N,  Varadouro - João Pessoa-PB