À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Designers paraibanos estampam a criação têxtil brasileira na Indigo Paris

Cinco profissionais do Estado apresentam estampas no maior salão de tendências da indústria da moda
| Por: Raquel Medeiros

A Paraíba não nega talento à arte e estampa, em um futuro próximo, tornar-se referência do design têxtil brasileiro. O estado nordestino reúne o maior número de designers que representam o país na Indigo Paris, maior feira internacional dedicada ao design têxtil e de criação para a indústria da moda. Entre os dias 17 e 19 de setembro o Parc d'Expositions Paris Nord Villepinte abriga cerca de 200 estúdios do mundo inteiro com coleções originais de desenhos, bordados, transfers e apliques que configuram tendências do vestuário e decoração para o Outono-Inverno 2014/2015.

Os paraibanos Dyógenes Chaves e Romero Sousa - que pela terceira vez consecutiva integram a delegação do Brasil - terão a companhia dos conterrâneos Célia Araújo, Alex de Brito, Paula Tabosa e Thamires Pontes, além da designer baiana, Juliana Rabinovitz. A comitiva é uma seleção do Texbrasil - Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira vinculado à Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Alinhada simultaneamente com outros cinco salões ligados à moda, a Indigo Paris está inserida na Première Vision Pluriel que ao longo do ano realiza edições em Nova Iorque, Paris, Lisboa, Shangai, Bruxelas e São Paulo. Os números da última edição na capital francesa, em fevereiro deste ano, demonstram a acolhida de 14 mil profissionais, onde 78% são provenientes de 110 países. O evento atrai líderes de mercado da alta-costura, prêt-à-porter, lojas de departamentos, decoração, sportswear, lingerie e bens não têxteis.

Celebração de jovens talentos

Há motivos de sobra para Dyógenes Chaves celebrar a participação no salão internacional. Além do convite que o coloca na comitiva do Brasil, uma de suas estampas está na seleção de 20 trabalhos que ilustram a divulgação do evento. "É um luxo figurar no rol de expositores renomados", comemora. Ainda festeja a oportunidade de exibir a produção de jovens talentos paraibanos como Alex de Brito, Thamires Pontes, Célia Araújo e Paula Tabosa. "Estamos confiantes de que esta participação coletiva pode ser um passo decisivo para incluir a Paraíba como referência do design têxtil no Brasil. Esse é nosso maior objetivo", exalta Dyógenes.

Cada designer paraibano está levando na bagagem cerca de 30 estampas. O processo criativo de Dyógenes destaca referências da paisagem natural brasileira. "A minha produção como designer têxtil é uma adaptação da minha arte plástica. Ela é extraída de detalhes das telas e dos desenhos. Para esta edição da Indigo minha inspiração saiu de uma série de desenhos da Mata Atlântica", explica. As cores terrosas predominam no design têxtil.

A designer Célia Araújo também tem a natureza como expressão da sua criação. Rosas e folhagens dominam as estampas para a coleção Outono-Inverno 2014-2015 da Indigo Paris. "As rosas são elementos marcantes da minha trajetória artística. Um vínculo com as memórias da infância sempre atreladas ao contato com a terra e a flora. A estamparia que desenvolvi ao longo do ano traduz esse elo", assinala. Os marrons, vermelhos, verdes e azuis dão o tom dos desenhos que criam volumes com as sobreposições gráficas.

Os Designers

Dyógenes Chaves: artista plástico, designer, curador independente e crítico de arte (ABCA/AICA), natural de Araçagi-PB. Professor do curso de Design de Moda do Unipê e de Produção em Moda na Funetec-PB. Bolsista do Governo Francês na École Supérieure des Beaux-Arts Luminy (Marselha, 1997/98), quando realizou pesquisa em torno de símbolos e imagens das culturas da Provence (França) e do Nordeste do Brasil.

Romero Sousa: designer paraibano graduado em Artes e com especialização em Estilismo e Modelismo em Artefatos de Couro.  Coordena a Estação da Moda (Centro Vocacional Tecnológico da Prefeitura de João Pessoa).

Célia Araújo: bacharel em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) atua como artista visual, paisagista e designer. Natural de Soledade (PB), vive e trabalha em João Pessoa.

Alex de Brito e Paula Tabosa: estudantes do curso de Design de Produto na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus Rio Tinto.

Thamires Pontes: natural de João Pessoa Thamires é designer de moda pela Faculdade Boa Viagem Devry. Vive e trabalha em Recife.

 

Serviço:

Indigo Paris 

De 17 a 19 de setembro de 2013