À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Paraibano vencedor do FashionTech é semifinalista do Movimento HotSpot

O estilista Anderson George está entre os finalistas do prêmio de inovação e criatividade com a coleção "Redes", desenvolvida na Estação da Moda
| Por: Da Redação

Apenas um representante paraibano disputa a semifinal do Movimento HotSpot (MHS), um projeto nacional que busca, expõe e premia talentos, inovadores e criativos em 11 categorias, incluindo moda. O estilista Anderson George conquistou os curadores do movimento com a coleção Redes, desenvolvida na Estação da Moda como premiação da primeira edição do concurso de novos talentos FashionTech, realizado em 2011.

Para o coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa, esse resultado mostra como o concurso abre portas e pode se tornar algo ainda maior. "Muitas vezes a gente não sabe a dimensão de uma ação como o FashionTech, que começou com a proposta de ser local. A coleção criada pelo vencedor do concurso passou a ser vista em todo o país, atingindo um nível inesperado", comentou Romero.

O objetivo do MHS é investir em talentos regionais, mostrando o potencial da economia criativa em todo o Brasil. Dividido em várias etapas, o projeto tem duração de aproximadamente um ano e meio. Nesta segunda fase, os semifinalistas vão participar de uma exposição itinerante que vai rodar por 10 capitais brasileiras, de abril a julho desse ano. Os estados mais próximos incluídos no roteiro são os vizinhos Pernambuco e Rio Grande do Norte. O calendário oficial ainda não foi divulgado.

Atendendo a um pedido da coordenação do MHS, Anderson George está reproduzindo uma das peças da coleção em tons crus. O look ficará em exposição nas 10 capitais e também será submetido a uma nova avaliação. O estilista está confiante e acredita no melhor resultado. "Eu não sei exatamente como se dará a avaliação dos jurados, mas as expectativas são sempre as melhores", disse.

Quem se sair melhor nesta fase vai participar do Tanque de Ideias, uma espécie de imersão criativa que acontecerá em São Paulo, onde deverão cumprir tarefas e desenvolver projetos sob a orientação dos curadores. Os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais, sendo que na categoria Moda o valor será de até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio. Moda foi a categoria mais concorrida com 391 trabalhos entre os mais de 1,6 mil inscritos no projeto. Desse total, 23 participam da semifinal.  

Artesanato e Tecnologia

Unindo artesanato e tecnologia, a coleção busca inspiração nas redes (tanto nas de dormir, como nas virtuais) para a sua concepção. O trabalho usa recursos que remetem à cultura local paraibana, como o couro, as cordas, os tapetes de couchin e as redes, que foram usados como matéria prima na confecção das peças, unidos a outros elementos que materializam a tecnologia de ponta.

O trabalho é pautado pelo uso de matérias-primas inusitadas e pela busca de modelagens inovadoras. O estilista utilizou uma modelagem pontuada pelos recortes, que apostam na variedade de texturas e efeitos provocados por volumes estratégicos. Também estão presentes franjas de macramê, numa cartela de cores inspirada nos diversos tons usados nas tecelagens paraibanas, e estamparia digital. "Gosto de pensar em moda, não como uma forma de vestir bonita ou inusitada, mas como uma ideia. Ideia que pode ser usada no corpo, transmitindo uma mensagem, se comunicando com o meio. Gosto de pensar em moda como uma forma de estar no mundo", escreve o estilista na página do MHS.

FashionTech - A primeira edição do concurso de novos estilistas aconteceu em 2011 e premiou o estilista Anderson George com o desenvolvimento da coleção  proposta no concurso, incluindo tecidos e mão de obra, além de um desfile de apresentação da coleção. O desfile foi realizado no dia 9 de fevereiro de 2012, no Salão Panorâmico da Estação Cabo Branco - Ciência Cultura e Artes, no Altiplano.

A segunda edição do concurso aconteceu no ano passado e premiou o jovem Alberto Segundo, com a coleção Candy Craft. Os looks já estão sendo confeccionados e devem ser apresentados no primeiro semestre desse ano, também por meio de um desfile.   (Fonte: Assessoria Estação da Moda)

Modelo da Coleção Redes, vencedora da 1ª Edição do FashionTech

 

Serviço

Estação da Moda

Rua Rosário di Lorenzo, Varadouro, João Pessoa-PB

Telefone (83) 3218-6160.