À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Moda paraibana no Movimento Ecochic Day

O desfile “Paraíba sim senhor” reúne criações de 10 marcas que privilegiam sustentabilidade
| Por: Da Redação

Algodão colorido, renda renascença, crochê, bordados e acessórios de materiais orgânicos apresentam a moda sustentável de dez criadores paraibanos na 4ª edição do Movimento Ecochic Day. O desfile "Paraíba sim senhor" tem a curadoria da Babel das Artes - empresa que promove o diálogo entre a arte, design e artesanato - e dá início à programação do evento que acontece neste sábado (27), na região dos Jardins, em São Paulo. Sob o tema "Design Integrado" o Movimento Ecochic Day homenageia os Irmãos Campana.

Participam do desfile com DNA paraibano: Acassia Barreto Gabo Padilha (Areia Vermelha), Maria das Dores Ramos Silva (Atelier Renascença), Romero Sousa, Gorett Irineu (Gizz), Maria Josilene Bernardo de Souto (Joarte), Maria Jose Alves da Cruz (Kairoz), Janina Ribeiro Victor (Maria Xique), Marlene Leopoldino Vital (Marlene Rendas), Ilma Rosa de Souza (Quary Blue) e Rafaella Sousa de Oliveira (Rafa Sousa). Os empresários, designers e artesãos integram a cadeia produtiva dos municípios de Bayeaux, Cabedelo, Campina Grande, Monteiro, Santa Rita e João Pessoa.    

A jornalista e diretora criativa do Movimento Ecochic Day, Mônica Horta, destaca a importância da moda da Paraíba no projeto de cultura sustentável. "A moda tem uma linguagem atrativa e de extrema importância. Achamos por bem apresentar trabalhos de artesãos, designers, estilistas, enfim, criadores de várias partes do Brasil. Quando convidei profissionais da Paraíba pra participarem, minha intenção foi atingir o objetivo do Movimento Ecochic Day que é mostrar ao Brasil os brasis que ele desconhece. Poder conhecer e mostrar um pouco dos talentos desse lugar encantador, que é a Paraíba, está sendo um prazer", argumenta.

Responsabilidade Socioambiental

Pocket desfile, trocachic, performance fashion e exposições de ciência, arte e moda dinamizam o Movimento Ecochic Day que se firma pela ideia pioneira de instigar a cultura sustentável. Um dos destaques desta edição reside no lançamento do projeto de responsabilidade socioambiental "Eu sou ecochic". A proposta será apresentada através de um editorial de moda que soma mais de 40 criadores de 18 estados do País. O projeto tem por intenção pesquisar, apresentar e ensinar técnicas tradicionais da cultura brasileira aplicadas à moda, com reaproveitamento de materiais e uso de matérias-primas naturais. Almeja, também, difundir saberes e reforçar a importância e o valor que as culturas tradicionais têm. "Eu sou ecochic" vai percorrer em 2013, várias capitais do Brasil, com palestras, oficinas e a exposição resultante desse editorial.

Sobre o Movimento Ecochic Day

Idealizado e produzido por Cael e Mônica Horta, o Movimento Ecochic Day foi lançado oficialmente no dia 28 de abril deste ano, na Vila Madalena, em São Paulo. Já contou com a participação do estilista Ronaldo Fraga, da escritora e designer Elisa Stecca e da economista consultora da ONU, Ana Carla Cainha, além da adesão de dezenas de profissionais. A proposta é promover encontros e fomentar atividades que envolvam diferentes pessoas e segmentos para incentivar e trocar ideias sobre cultura sustentável e economia criativa. Os encontros acontecem virtualmente na internet e fisicamente, a princípio, em São Paulo. Em 2013 serão levados às principais capitais do Brasil.

 

Serviço:

Quando: 27 de Outubro (sábado), das 14h às 17h

Onde: Rua Camiranga, 72 (Entre Oscar Freire e Melo Alves) - Jardins - São Paulo/SP

Entrada franca