À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Inspiração arquitetural na Coleção Filipeia

Alunos da Funetec apresentam a coleção "Filipeia" inspirada no Centro Histórico de João Pessoa
| Por: Raquel Medeiros

Moda, arquitetura, patrimônio. A fusão dos elementos culturais tem endereço certo: o Casarão 34. O monumento construído no início do século passado é parte integrante da Área de Preservação Histórica de João Pessoa e abre suas portas, nesta sexta-feira (8), às 19h30, para apresentar o desfile da Coleção Filipeia. O nome que batizou a terceira mais antiga capital brasileira - no período do domínio espanhol sob o poder de Felipe II, em 1588 - é o mesmo que designa a produção de moda da primeira equipe do Projeto Célula de Criação. A iniciativa é da Estação da Moda, órgão vinculado ao Governo Municipal de João Pessoa.

O projeto lançado no segundo trimestre deste ano incentiva novos talentos na área da moda. Durante um mês cada equipe tem o objetivo de elaborar uma coleção de 10 looks de acordo com um tema relacionado à identidade local. Os materiais e a estrutura são ofertados pela Estação da Moda, como também toda a orientação técnica. O primeiro grupo que assina o desafio da criação é composto por alunos do Curso de Produção de Moda da Funetec - Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba. Na coleção Filipeia, Adelian Teixeira, Jefferson Batista, Luiza Moreira, Vanda Lúcia Costa e Vanessa Guimarães apostaram no ecletismo arquitetônico do Centro Histórico de João Pessoa e nas referências culturais que fazem o elo do passado com o presente. Não faltam cores, formas e estruturas que remetem à riqueza do casario e dos moumentos da cidade quatrocentona. 

Novo olhar para a criação

Conhecimento e sensibilidade são os frutos colhidos pela primeira equipe a elaborar o projeto. Para Luiza Moreira, a oportunidade de exercitar a criação concedeu  uma experiência ímpar para todos os integrantes do grupo. "Começamos pela pesquisa de campo e observamos o Centro Histórico com um novo olhar, realizando um registro fotográfico de cada detalhe. O processo de materializar as peças foi supervisionado pela Estação da Moda, fazendo-nos perceber uma identidade e unidade para a coleção", explica entusiasmada com o resultado que será revelado no Casarão 34.

Além do desfile, a Coleção Filipeia será apresentada em editorial de moda realizado pelo fotógrafo Bernardo Leite. Uma exposição fotográfica também vai destacar todas as etapas do processo criativo nas instalações da Estação da Moda. O projeto Célula segue com a segunda equipe multiplicando a criatividade da moda paraibana. A cultura local é inspiração e tendência.

 

Serviço 

Desfile Coleção Filipeia

Quando: 08 de junho, às 19h30 

Local: Casarão 34 - Praça Dom Adauto, 34, Centro, João Pessoa-PB

Entrada Gratuita