À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Estilo sustentável da Comparoni no Rio-à-Porter

Acessórios em algodão ecológico, renda renascença e couro de peixe compõem a coleção Verão 2012/2013 da marca paraibana
| Por: Da Redação

Algodão orgânico que já nasce colorido, renda renascença e couro de peixe. Aos materiais que privilegiam uma cadeia produtiva ecologicamente correta e socialmente justa, a marca Comparoni de calçados e acessórios alia tradição artesanal com design contemporâneo. O resultado agrada aos olhos, favorece o conforto e supre o desejo de consumidores exigentes que não abrem mão de produtos com a etiqueta da sustentabilidade. A coleção verão 2012/2013 da grife paraibana que integra o grupo Natural Cotton Color será lançada no Rio-à-Porter. O evento que compõe a plataforma de negócios do Fashion Rio acontece na Casa Firjan da Indústria Criativa, no bairro carioca de Botafogo, entre os dias 22 e 25 de maio.

A concepção de moda da Comparoni contribui para dinamizar a economia local. Os calçados e acessórios elaborados no ateliê que ocupa um casarão centenário do Centro Histórico de João Pessoa já estão na rota da exportação e incorporam elos produtivos importantes para a geração de renda do estado. "Dos insumos à mão-de-obra, tudo é pensado para alimentar a cadeia produtiva do artesanato e dar sustentabilidade ao pequeno produtor", declara a empresária Rosângela Comparoni.

Identidade cultural

No desenvolvimento da coleção, o designer Pantera Costa apostou na identidade cultural e conciliou um mix de materiais, texturas e técnicas artesanais. Também ousou em nuances de cor na renda renascença elaborada com desenhos exclusivos para a marca. "A coleção foi pensada para uma mulher moderna e confiante em busca conforto e praticidade, mas sem abrir mão da feminilidade e sensualidade que fluem das rendas da coleção", argumenta.

A base da coleção é o algodão ecológico - que já nasce colorido sem uso de aditivos ou corantes - e que tem a produção alimentada por cooperativas no Sertão da Paraíba. O trabalho artesanal com a renda renascença envolve 400 mulheres reunidas em cinco associações da região do Cariri. Já o couro de peixe, entre outros componentes, tem origem na cidade de Campina Grande, importante polo do setor calçadista do Nordeste.

Sobre a Comparoni

Há quatro anos no mercado, a Comparoni atende exclusivamente a lojistas. A proposta da moda ecologicamente correta tem participação efetiva nas feiras nacionais e internacionais como Rio-à-Porter, Francal, CouroModa, Pure London e So Ethic Paris. Além de clientes no Brasil e na Europa, os calçados e bolsas da marca já foram exportados para Riad (capital da Arábia Saudita), El Salvador e Japão. O grupo Natural Cotton Color, do qual faz parte, recebe apoio do Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções - ABIT.

Onde encontrar:

Sob encomenda na Babel das Artes, em  João Pessoa-PB