À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Fernanda Yamamoto na segunda edição do Concurso Fashiontech

A estilista paulistana que figura entre os principais nomes da moda nacional vai participar da comissão julgadora do evento
| Por: Da Redação

Tecnologia e artesanato voltam a instigar a criação da moda paraibana. A modernidade das técnicas resultantes da ciência faz fusão com o feito à mão carregado de ancestralidade para configurar o tema proposto na segunda edição do Fashiontech - Concurso Novos Estilistas. O evento que é uma promoção da Estação da Moda - órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) - teve edital lançado nesta quarta-feira (2), na sede da instituição, no bairro do Varadouro. A estilista paulistana, Fernanda Yamamoto, vai integrar a comissão julgadora.

Projeto de moda pioneiro no âmbito das políticas públicas municipais do Brasil, o Fashiontech incentiva e dá visibilidade a novos estilistas da Paraíba, estimulando suas potencialidades profissionais. A cultura regional que permeia o tema contribui para a construção de uma moda própria centrada nas referências da identidade local.  "Nesta segunda edição do evento, nossa meta é duplicar as inscrições. Isso vai ampliar o surgimento de novos talentos com trabalhos de alto nível criativo, alinhado a tecnologia e artesanato e demonstrando assim o potencial do paraibano na área de moda inventiva", diz o diretor da Estação da Moda, Romero Sousa.

O edital contendo todas as especificações do concurso já está disponível no site da Prefeitura de João Pessoa (link no final desta matéria). Além da estilista Fernanda Yamamoto, a comissão julgadora será composta por Romero Sousa, diretor da Estação da Moda; Margarete Almeida, pesquisadora e professora de moda; Adriano de Leon, professor de Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Ana Rita Peroba, gerente técnica da Modateca da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Balanço da rede na primeira edição 

A primeira edição do Fashiontech - realizada em 2011 - contou com a inscrição de 26 concorrentes que criaram 10 looks de acordo com o tema norteador 'Tecnologia Artesanal'. Destes inscritos, oito foram selecionados para a segunda etapa que exigiu mais 20 desenhos de looks e produção de uma peça. O estilista Jum Nakao participou do processo seletivo.  O vencedor foi Anderson George, com a coleção 'Redes', estabelecendo uma conexão entre as redes cibernéticas e a tradição das redes de balanço (típicas da cultura nordestina e com fama destacada na produção oriunda da cidade paraibana de São Bento). Ele estará presente no lançamento da segunda edição para expor sua experiência no concurso.

Sobre Yamamoto

A construção de formas é a assinatura do trabalho da estilista Fernanda Yamamoto. Aos 31 anos é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com honras em Moda pela Parsons de Nova York. É pós-graduada em Direção de Criação em Moda pela FAAP- SP.

Estágios nas marcas Tufi Duek e Calvin Klein colaboraram para o seu amadurecimento profissional. Também desenvolveu produtos com Alexandre Herchcovitch, foi assistente de Jum Nakao em diversos projetos e assinou coleção para a Rosset Têxtil.  Em 2008 criou a marca que leva o seu nome e foi escolhida por quatro vezes consecutivas pelo Prêmio Rio Moda Hype. Este desempenho viabilizou a oportunidade de desfilar no Fashion Rio.

No ano de 2009 foi finalista na categoria Novos Talentos do prêmio TOP XXI - Mercado Design, uma premiação além da moda que valoriza o melhor do design brasileiro.  Em seguida, inaugurou a primeira loja na Rua Aspicuelta - Vila Madalena. Em 2010 estreou na São Paulo Fashion Week e entrou para o seleto grupo de designers brasileiros que fazem parte do line up do evento. (Fonte: http://fernandayamamoto.com.br/fy/)

 

Serviço

Acesse o edital: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/licitacoes/edital-de-selecao-0012012-estacao-da-moda-ii-fashiontec/

Estação da Moda: Rua Rosário di Lorenzo, s/n, Varadouro (em frente a Estação Ferroviária)

Informações: 3218-6160

Fashiontech: http://www.fashiontechpb.com/