À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Café com Moda homenageia Dia da Mulher com Celene Sintônio

A artista plástica e designer apresentará palestra sobre o Desenvolvimento Criativo na Moda
| Por: Da Redação

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher (8 de Março), o Café com Moda acontece em clima de homenagem a todas as figuras do feminino que vêm trabalhando com moda e criatividade. No nosso universo particular, a figura emblemática de Celene Sintônio representa uma das pioneiras na Paraíba a construir uma carreira como artista plástica e estilista. É dela a palestra que terá como tema "Criatividade e Processo Criativo na Moda", área em que vem atuando como designer e como professora. O Café com Moda será realizado nesta quarta-feira, dia 07,  na Livraria Leitura, no espaço de interseção do Coffee Shop São Braz, no Manaíra Shopping, em João Pessoa/PB.  O evento é uma iniciativa do site Nas Entrelinhas e do blog Na Cama com Léon.

A pernambucana, quase paraibana legítima, tem um currículo voltado à criação. Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, sempre demostrou interesse pela moda, numa época em que ela não era tão bem vista e aceita socialmente como saber intelectual. Celene Sintônio quis mais e realizou sua pós-graduação na conceituada escola de Design de Moda no PISIE, na Itália. De lá para cá construiu história na Paraíba como professora, consultora e criadora - o que melhor gosta de fazer -  seja em acessórios ou roupas sofisticadas, além de sua grande paixão: fantasias de carnaval. Suas roupas e adereços já representaram bem a Paraíba, como no miss Brasil 2011, onde a criação de Celene esteve na representante do Estado ressaltando a beleza de nossa cultura.  Atualmente, também realiza cursos de desenvolvimento criativo utilizando o método desenvolvido pela PISIE, baseado nos experimentos da GESTALT (escola alemã de psicologia experimental da forma).

Criatividade e Inovação

O curso Criatividade e Inovação no Desenvolvimento do Processo Criativo inicia suas turmas no dia 12 de março. Os participantes terão direito a certificado de conclusão e apostila ilustrada contendo exercícios, experiências, teoria sobre composição (Kandinsky) e desenvolvimento de Logomarca (Ceccarelli). Além deste curso, outro que é bastante procurado é o de Processo Criativo através da Geometria FundamentaL. Entre os temas abordados nestas formações estão: o conhecimento dos problemas da composição, o uso correto de técnicas de expressão artística e a elaboração de exercícios com materiais diversos, entre outros. "O meu interesse é desenvolver a capacidade criativa através de um estudo experimental desenvolvido pela Gestalt,  permitindo ao aluno pensar em termos de forma e organizar de maneira mais objetiva seus eventos espaciais, seja na pintura, arquitetura, decoração, escultura, Moda e Visual Design", garante Sintônio. Quem sentiu um gosto de quero mais, não deixe de homenagear as mulheres, a moda e criação no próximo Café com Moda.

Sobre a convidada: Celene Sintônio

Artista Plástica, estilista e Design de Moda. Professora universitária, adjunto IV, aposentada pelo departamento de Artes da UFPB. Pós-graduada em Desing de Moda no PISIE - Itália. Professora do Curso Técnico em Design de Moda da FUNETEC (CEFET-PB), Professora de História da Moda e do Processo Criativo da Faculdade Anglo Americana - Campina Grande. Prestou serviços de consultoria ao SEBRAE/PB - pelo programa Sebraetec, Casa do Artesão Paraibano e à Fundação Banco do Brasil - Recife/PE, no Projeto Raízes da Arte.

Conheça mais sobre seu trabalho