À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Moda em Redes: vencedor do concurso Fashiontech apresenta sua coleção

O desfile "Redes", ganhador do Concurso Novos Estilistas Paraíba, acontece nesta quinta-feira (09), às 19h, na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte
| Por: Da Redação

Sociedade em redes, interligadas, conectadas entre a tradição e futuro, entre as tramas da rede de balanço e os fios cibernéticos. Eis a ideia que deu moda. Nesta quinta-feira (09) será apresentada ao público a coleção Redes, do estilista campinense Anderson George Morais de Araújo, vencedor do I Concurso Fashiontech - Novos Estilistas da Paraíba, promovido pela Estação da Moda, órgão da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O desfile acontece no Salão Panorâmico da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte, às 19 horas, em João Pessoa.

Nas tramas da Rede

O estilista vai mostrar o resultado de sua pesquisa em materiais com a rede de balanço, utilizada como tecido, além das estamparias digitalizadas com inspiração nos chips, fibras ópitcas, placas e computador. "Pesquisei as relações sociais e imagéticas da hipercultura, por isso explorei na coleção o caráter de metamorfose e efemeridade das peças  que rapidamente se desfazem e reconstroem outra ideia no lugar. Com referências do tempo veloz, que trazem o passado, o étnico, o popular e ao mesmo tempo nos lança na mais alta tecnologia", explica.

(Des) Montagens

Ao todo foram confeccionadas 30 peças, entre vestidos, calças, camisas, casacos, shorts e saias.  Entre os tecidos foram utilizados além das redes, couro, malha e linho. Detalhes com técnicas artesanais, a exemplo do macramê, e  tecnológicas como a estamparia digital. A grande novidade são as possibilidades que as roupas trazem, já que muitas delas se desmontam e se transformam em outras.  "Um vestido que vira um casaco que vira um colete",  revela o criador. Na cartela de cores estão presentes o verde, azul Klein, caramelo, vermelho e tons ocre. Esta é a primeira coleção de Anderson George que é formado em Arte-Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. "Estou muito feliz em poder começar meu sonho, que é o de ser um grande estilista e mostrar que a Paraíba tem moda, sim senhor! ", afirma.

Fashiontech

O concurso Fashiontech - Novos Estilistas Paraíba foi realizado em setembro de  2011, com a participação de  26 candidatos. Um júri especializado, composto pelo criador paulista Jum Nakao, um dos mais renomados do país; o artista plástico José Rufino; a jornalista e professora de design de moda Margarete Almeida; o produtor de moda Pantera Costa e o diretor da Estação da Moda, Romero Sousa. Foram escolhidos os três primeiros lugares, com o terceiro lugar para Carlos Antônio da Silva Santos, a segunda colocação para Thamires Pontes  e o primeiro lugar para Anderson de Araújo. O prêmio de Menção Honrosa ficou com Isabelle Barros. De acordo com os critérios de premiação, só o vencedor teria o direito de confeccionar toda a coleção, com tudo pago pela Estação da Moda. Os outros premiados ganharam computadores e máquinas fotográficas.

Moda Pública

A Estação da Moda é um órgão vinculado à Prefeitura de João Pessoa e vem realizando várias ações que promovem a moda e a formação de mão-de-obra para a indústria de confecção na Paraíba. De acordo com Romero Sousa, diretor da entidade, é a primeira vez que a moda está sendo encarada como bem público, ou seja, dentro de políticas que favorecem o crescimento profissional do setor, já que o segundo em empregabilidade no Brasil. "O concurso é uma forma de divulgar novos talentos, como também fomentar a cultura de moda na nossa cidade que por si só é criativa e tem muitas possibilidades de expansão", explica. A Estação da Moda disponibiliza à população de João Pessoa, gratuitamente, cursos de qualificação voltados para o mercado de trabalho como: operador de máquinas industriais, costura industrial em tecido plano e malha, modelagem industrial, entre outros, capacitando e aperfeiçoando profissionalmente todos que procuram esse segmento.