À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

6ª Edição do Café com Moda: coisa de cinema

Na palestra, uma abordagem de como o figurino constitui as narrativas do cinema
| Por: Da Redação

A 6ª Edição do Café com Moda foi "coisa de cinema"! Moda, arte e história estiveram lado a lado na abordagem proposta pelo jornalista e blogueiro, Alex Cavalcanti. Na apresentação do tema "Moda e Comunicação: o figurino como construtor de sentidos", focado na análise do filme "Maria Antonieta" (2006, Sofia Coppola), o público que prestigiou o primeiro evento de 2012 saiu com um olhar mais refinado sobre como a moda assume o posto de linguagem dentro da narrativa da sétima arte. O sabor desse café cultural foi apreciado nesta quarta-feira (11), na Livraria Leitura, no espaço de interseção do Coffee Shop São Braz, no Manaíra Shopping, em João Pessoa/PB.  

Através de imagens selecionadas, Alex explorou o figurino da personagem Maria Antonieta e como ele auxilia na construção de características físicas, estado psicológico e cenários históricos-sociais que ambientam o roteiro. "As roupas de cada personagem são significantes dentro do discurso cinematográfico. Por meio de cores e formas a vestimenta representa, também, o ponto do espaço-tempo em que a história se insere, permeando a narrativa de significações que reforçam a compreensão dela por parte do espectador", enfatizou o palestrante.  

A explanação também fez um rápido resgate da importância  do figurino em outros filmes célebres, contribuindo para a percepção do vestuário enquanto objeto norteador da trama e parte efetiva da construção da história. Para os amantes da "telona", o Café foi cheio de sabores e saberes que reforçam a proposta do evento que se reveste do conceito de moda como identidade, linguagem, história e cultura.

Sobre o evento 

O Café com Moda é um evento cultural promovido pelo site Nas Entrelinhas e o blog Na Cama com León. Objetiva instigar o conhecimento e diálogo da moda com outras áreas de interesse para um público cada vez mais ávido de informação. O intuito é divulgar quem produz, trabalha, cria e pensa moda na Paraíba. Lançado em agosto de 2011, acontece na primeira quarta-feira do mês e conta com o apoio da Livraria Leitura e do Coffee Shop São Braz.