À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Café com Moda inicia 2012 com cinema, figurino e comunicação

O produtor de moda e jornalista Alex Cavalcanti, um dos realizadores do evento, apresenta resultado de sua pesquisa acadêmica sobre moda e cinema
| Por: Da Redação
Café com Moda inicia 2012 com cinema, figurino e comunicação
Maria Antonieta, filme de Sofia Coppola (2006)

Moda é antes de tudo comunicação, conta história, cria personagens, reiventa a própria invenção humana. Como linguagem, representa sentidos, podendo ter sua expressão maior no casamento com o cinema. Duas artes que se alinhavam pelo fio condutor do figurino. Este, mais do que vestir personagens, desperta a narrativa, envolve as tramas e revela o que não está dito. É dentro deste cenário imagético e cultural que a edição do Café com Moda para 2012 se inicia com o tema "moda e comunicação: o figurino como construtor de sentidos", proferida pelo  jornalista e produtor de moda, Alex Cavalcanti, um dos organizadores do evento. Para os amantes do cinema e da moda, um convite imperdível! O Café com Moda será realizado na próxima quarta-feira, dia 11, às 16h, na Livraria Leitura, no espaço Coffee Shop São Braz, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. Uma promoção do site Nas Entrelinhas e do blog Na Cama com León 

Alex Cavalcanti aproveita a extensa pesquisa realizada sobre os figurinos de cinema para apresentar ao público do Café com Moda. O trabalho é resultado da sua monografia de conclusão no curso de comunicação social, habilitação jornalismo, da UFPB, onde defendeu com êxito a proposta de discutir cinema, moda e comunicação, tendo especificamente como objeto de análise o filme "Maria Antonieta" (2006, Sofia Coppola).  "A ideia é mostrar como o figurino e a moda são elementos constitutivos da comunicação através das cores e formas,  ajudando a transmitir mensagens implícitas e explicitas, funcionando também como elemento de apoio à narrativa", explica o jornalista.

O cinema e a moda sempre andaram juntos como parceiros da identidade imagética da sétima arte. Muitos filmes são emblemáticos no uso do figurino como objeto norteador da trama e por consequência, parte efetiva na construção da história. De acordo com Alex Cavalcanti, "as roupas de cada personagem são significantes dentro do discurso cinematográfico. O vestuário significa o ponto do espaço-tempo em que a história se insere, marca passagens de tempo e também indica características físicas, sociais e psicológicas dos personagens e todas estas significações enriquecem a narrativa, já que contribuem para o entendimento dela por parte do espectador".

No Café com Léon:

Alex Léon Cavalcanti é jornalista e produtor de moda. Desde outubro de 2007 administra o blog Na Cama com Léon, onde fala sobre moda, lifestyle e cultura pop. Ele é colaborador de algumas revistas e sites brasileiros, trabalhando nas áreas de jornalismo e produção de moda. Já foi Diretor de Comunicação e Marketing da  Empresa Júnior de Comunicação da UFPB, repórter de moda do Jornal da Paraíba e atualmente é editor de moda da revista Um Luxo!

Café com Moda versão 2012

O Café com Moda é uma proposta colaborativa de quem acredita que moda não é futilidade, mas um meio de comunicação, de identidade, que reflete a própria sociedade, seus costumes, modos e cultura. Pensando assim, as jornalistas Margarete Almeida e Raquel Medeiros, do site Nas Entrelinhas e o jornalista e produtor de moda Alex Cavancanti, do blog Na Cama com Léon, resolveram apostar na criação e fomento de um evento aberto, gratuito, que pudesse aglomerar pessoas interessadas no tema e suas variantes de correlações.

A ideia ganhou vida em agosto de 2011, em uma parceria com a Livraria Leitura e o Coffe Shopping São Braz, que apostam no projeto cedendo o espaço para sua realização, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. O evento acontece mensalmente, às quartas-feiras, a partir das 16h, trazendo sempre um convidado especial para compartilhar com o público presente seus conhecimentos sobre a cultura de moda. Nas cinco edições realizadas no ano passado, mais de 400 pessoas participaram dos debates que tiveram temas diversos sempre apresentados por especialistas da área. Para 2012 muitas surpresas estão sendo programadas, novas discussões mais aprofundadas, convidados especiais, parcerias e muita interatividade com o público. "O mais importante é que o Café continue realizando seu compromisso: fomentar a moda local, ampliar o conhecimento, a troca de saberes e experiências", acrescenta Raquel Medeiros, do site Nas Entrelinhas.