À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Vestindo Poesia: Curso Design de Moda homenageia poetas paraibanos

Exposição vai destacar obras poéticas através de painéis, roupas e acessórios
| Por: Da Redação
Vestindo Poesia: Curso Design de Moda homenageia poetas paraibanos

Quem disse que rima não se costura com moda? Que estrofes e métricas, sentidos e palavras não podem ser revelados em pontos e bordados? Com a intenção de abrir mais um canal de diálogo criativo com outras expressões culturais, o curso Design de Moda do Unipê realiza o evento Vestindo Poesia. Uma exposição que reúne trabalhos dos mais variados na área da moda para homenagear a poesia paraibana através de quatro de seus maiores representantes: Sérgio de Castro Pinto, Vitória Lima, Hildeberto Barbosa e Carlos Jales. O evento será aberto nesta quarta-feira, dia 16, às 19h, no Espaço Cultural do Unipê.

O Curso Design de Moda do Unipê vem se consolidando dentro do perfil cultural que desempenha em suas propostas de atividades acadêmicas, sejam elas na própria sala de aula ou em projetos integradores. Para a coordenadora do curso, Gabriela Maroja, este tem sido o foco de trabalho entre alunos e professores: "Assumimos a moda enquanto expressão da arte e da cultura de um povo, desta maneira nosso curso tem demonstrado interesse com resultados criativos na formação do corpo discente para o conhecimento, divulgação e visibilidade da cultura paraibana. Projetos já foram feitos com êxito através das artes plásticas, da música  e do cinema. Agora chegou a vez de homenagear a literatura através de nomes representativos da nossa poesia", explica  Maroja.

A professora do curso Margarete Almeida, coordenadora do projeto, complementa: "Esta foi uma maneira criativa de adentrar no universo da literatura com o objetivo de apresentar a poesia e os poetas paraibanos e suas interseções com o processo criativo de moda aos nossos alunos. Pouco se conhece sobre a obra poética destes autores, fonte identitária de nosso Estado, que se utilizam das palavras como elementos semióticos e simbólicos para falar de sentimentos, emoções, cotidiano, expressões do humano".

Roupas (a)Verso

Para realização deste evento, os alunos do semestre 2011.1 tiveram a oportunidade de pesquisar e conhecer melhor os poetas indicados e cada período do curso ficou responsável por criar moda através da interpretação livre dos poemas escolhidos. Um grande desafio na codificação e sensibilização da poesia paraibana como fomento de criação e possibilidade artística.

A exposição será composta de Camisetas Poéticas na interpretação dos poemas de Carlos Jales; Roupas (a)Verso com miniaturas de vestidos que transmitem a ideia das poesias escolhidas de Vitória Lima; Imagens Poéticas, com painéis, acessórios e bolsas que propagam a leitura dos alunos sobre a poesia de Hildeberto Barbosa e, Palavras Estampadas, com o trabalho de estamparia e serigrafia a partir da obra de Sérgio Castro Pinto. Outros trabalhos dos alunos a partir de experiências criativas em sala de aula também integrarão a mostra. No final, será aguardado um sarau poético com convidados que farão sua leitura particular dos poetas homenageados.