À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Para sair pintando: oficina de estamparia no João Pessoa Fashion Week

Estudo das cores e técnicas diversas de estampas em tecido integrarão o curso
| Por: Da Redação
Para sair pintando: oficina de estamparia no João Pessoa Fashion Week

Doses de arte, beleza, história, cultura e transmissão de saberes. Esse é o formato do maior evento de moda que se avizinha em João Pessoa, capital paraibana. Entre os dias 24 e 26 de novembro, na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, o João Pessoa Fashion Week vai visibilizar a moda além da passarela, com cursos, exibições de filmes, palestras e workshops conectados ao tema. Dentro da programação uma parceria com o Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial oferta a oficina de estamparia artesanal em tecido, contribuindo para a qualificação de novos profissionais.

A supervisora do Núcleo de Vestuário do Senai João Pessoa, Lílian Costa, explica que o objetivo da oficina é capacitar os participantes no domínio de algumas técnicas de estampas em tecido. "O aluno aprenderá sobre a classificação de cores primárias, secundárias e terciárias, além de intensidade de cor, harmonização e misturas de tons. A partir desse conhecimento, vai adquirir habilidade para aplicar os métodos de estamparia", argumenta.

Entre as técnicas de estamparia, o curso ministrado pela instrutora Josicleide Pessoa vai priorizar a Mancha em Forma de Flores, Monotipia com Vegetal Natural (usando folhas vegetais como moldes) e Manchas com Sal de Pedra (tingimento que usa sal grosso para obter efeitos na estampa). Todas as modalidades possibilitam a aplicação em tecido plano ou malha. A oficina é gratuita e acontecerá durante todo o JPFW, atendendo uma turma a cada dia, no período das 9h às 12h. As inscrições serão feitas previamente no hotsite do evento, com data a ser divulgada.  

Senai: referência na difusão do conhecimento

O SENAI é referência nacional na geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. Integrante do Sistema Confederação Nacional da Indústria - CNI e Federações das Indústrias dos estados -, o órgão apoia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços. Entre eles, assistência ao setor produtivo, laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. É também o maior complexo de educação profissional da América Latina.

O Departamento Nacional conta com 27 Departamentos Regionais que conduzem seus programas, projetos e atividades a todo o território brasileiro. O resultado é uma oferta de atendimento personalizado às diferentes necessidades locais, contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do País.

Por dentro do JPFW

O João Pessoa Fashion Week é uma realização da empresa cearense Vila Models - credenciada à agencia de modelos Elite Model Look - em parceria com a TV Tambaú (emissora paraibana afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão - SBT).  Com uma história e experiência consolidada no mercado, a Vila Models realiza o Fortaleza Fashion Week há oito anos. O sucesso do evento também vem se repetindo no estado do Piauí, com cinco edições concretizadas.

De caráter pioneiro no Estado, o João Pessoa Fashion Week propõe visibilizar um conceito de moda enquanto cultura e identidade, numa sintonia perfeita com a estrutura da Estação Cabo Branco, projetada pelo arquiteto brasileiro de renome internacional Oscar Niemeyer. Esse caráter cultural adicionado ao formato abre novas perspectivas e quer aproximar o público de uma visão de moda mais apurada, capaz de "costurar" novas percepções através do conhecimento que ela abriga.