À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Café com Moda apresenta Aquarela do Brasil

O professor Leo Mendonça é convidado da quarta edição do evento que se realiza nesta quarta-feira, dia 09, 16h, no Manaíra Shopping
| Por: Da Redação
Café com Moda apresenta  Aquarela do Brasil
Debret retrata os modos e modas do Brasil colônia

O verde e amarelo serão as cores da brasilidade que irão fazer parte da quarta edição do Café com Moda. Com o tema "Aquarela do Brasil: uma busca da identidade de nós mesmos", o professor Leo Mendonça promete uma viagem histórica do vestuário e a construção da moda no país a partir da vinda da corte portuguesa a sua então colônia, em 1808. Mais do que uma aula de história da moda, a abordagem será através da arte e das imagens retratadas por Jean-Baptiste Debret, que tanto registrou o exotismo brasileiro. Não é só: o tema Aquarela do Brasil, canção de Ary Barroso, será o mote da inspiração. Para não perder este café bem brasileirinho, basta comparecer nesta quarta-feira, dia 09, às 16h,  ao Café com Moda que acontece na Livraria Leitura, no espaço Coffee Shop São Braz, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. O evento é promovido pelo site Nas Entrelinhas e o blog Na Cama com León 

O professor Leo Mendonça pretende realizar um debate sobre a importância da construção estética brasileira a partir do resultado de sua pesquisa de especialização em arte-educação realizada este ano. "Tecendo o percurso da moda e da arte, ao olharmos atentamente para a nossa historia, verificamos um momento em que uma transformação de razão social, política, estética e artística dinamizou a civilização brasileira. Este fato transmutador se deu com a chegada da corte portuguesa ao Brasil em 1808, e, com efeito, acarretou um estímulo ao desenvolvimento do Brasil, então colônia de Portugal, que assim se encontrava estagnado e explorado", explica.

Modos e Modas: em busca de um estilo brasileiro

A ideia a ser apresentada pelo convidado do Café com Moda é revelar como instante transgressor a história que acaba por descortinar a identidade miscigenada do povo brasileiro. As referências centrais são a própria dinâmica da moda,  registrada em obras artísticas, como as de Debret. "Desta forma podemos refletir como a sociedade brasileira passou a se expressar, adotando novos modos e modas trazidos pela corte portuguesa, de uma Europa que infundia novos valores e códigos conceituados "evolutivos" a povos colonizados, que se sentiam menos apreciados diante de seu estilo de vida em relação às cortes europeias e assim necessitavam de uma "aparência moderna", que se parecesse com os nobres tão bem vestidos.  Até hoje se cultuam tais valores, nos remetendo ainda a um sentimento inconsciente de colonizados", analisa o professor.

 A grande pesquisa imagética que será mostrada na quarta edição do Café com Moda é resultado da obra ilustrada literária "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil", do artista francês. De acordo com a pesquisa de Leo Mendonça, "a preocupação de Debret em retratar e criar figurinos enfatiza a importância entre o vínculo que se constata entre o artista e o ofício de estilista, a qual Debret desempenhou magistralmente como o vestuário criado por esse artista para a corte, onde utilizou elementos que reverenciava as cores e a natureza desse país tropicalista. Outras atividades de criatividade e beleza foram atribuídas a ele em não só renovar a aparência da corte, como os trajes de gala e fardamentos, mas, projetos para nova decoração do palácio, cenários para eventos, o teatro, logradouros públicos e sendo o autor do projeto da bela bandeira do Império do Brasil entre tantos outros atributos". A preocupação de Leo é através desta discussão apresentar a proposta de implantar um diálogo fashion para moldar um produto em design de moda, cuja identificação aprimora-se em um estilo genuinamente brasileiro.

Sobre o convidado:

Leo Mendonça

Estilista, produtor de moda, consultor de estilo e imagem, consultor visual merchandising. Coordenador e professor do curso técnico de Produção de Moda da Funetec-PB e professor do Curso Tecnólogico de Moda- Unipê. Formação em Licenciatura Plena em Educação Artística-UFPB. Especialização em Arte-Educação-IESP/UVA. Especialização em Artes Plásticas-UNIPE.

Sobre o evento:

A proposta do evento mensal é bebericar café sorvendo ideias, informações e conteúdos. O projeto cultural apoiado pelo Coffee Shop São Braz e Livraria Leitura  acontece na primeira quarta-feira do mês. Regado pelo prazer da bebida quentinha que tem a cara do Brasil abriga-se no movimento efervescente da moda na capital paraibana. 

Os organizadores acreditam que a abertura de cursos de formação técnica e universitária e a criação de polos de mão de obra qualificada sedimentam a necessidade de alargar conhecimentos para um público ávido de informação.A exposição de forma descontraída culmina com a interação dos espectadores acomodados nas mesas do café. Uma conversa aquecida pelos temas abordados e intervenções que estimulam a troca de experiências. Tudo isso com a moldura cultural que o ambiente da livraria empresta.