À Moda da Casa

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Garimpando por aí... JPFW traz palestra sobre projeto de moda para NE

| Por: Da Redação
Garimpando por aí... JPFW traz palestra sobre projeto de moda para NE

Fomentar a moda na região Nordeste. Este é um dos objetivos do Garimpo, projeto desenvolvido em Recife, Pernambuco, pela gestora de moda Germana Uchoa. Ela vai apresentar as ideias e concepções desta proposta durante a palestra que realizará no dia 25 de novembro, dentro da programação do João Pessoa Fashion Week. O evento de moda que acontecerá na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, entre os dias 24 e 26 de novembro deste ano, é uma realização da empresa cearense Vila Models e da TV Tambaú, emissora paraibana afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

O projeto Garimpo procura na moda o diferencial, o valioso. Ou seja: quer trazer à tona o melhor da moda em forma de design, estilo de vida e cultura através da arte, do vestuário, além da gastronomia e programas de lazer na região Nordeste. "O objetivo é criar um espaço de relacionamento com os players de moda da nossa região com o resto do mundo. Uma plataforma de informação, capacitação e negócios. Para isso, estamos mapeando todos os profissionais de moda para juntos mostrarmos que o Nordeste tem moda de qualidade, mas para isso temos que trabalhar em parceria nesta fomentação", argumenta.

Pop up store

Na palestra que realizará no João Pessoa Fashion Week, Germana Uchoa pretende apresentar ainda o conceito "pop up store" que vem desenvolvendo com sucesso em Recife. "O projeto começou com a criação de uma loja itinerante e que tinha dia para começar e terminar, esse é o conceito. A loja tem formato de loja mesmo, com um único caixa, vendedores, onde as marcas ficam misturadas e os criadores não precisam estar no local vendendo seus produtos", explica.  O "pop up store" acontece em locais diversos, como ateliês, bistrôs, bares.  A idealizadora da proposta acredita que desta maneira é possível criar um espaço de divulgação, comercialização e networking para novos talentos de moda, lojistas e imprensa.

Entre as discussões apresentadas durante sua palestra estão as estratégias para que os novos criadores de moda consigam entrar no mercado seleto das lojas e possam viver de suas criações. "A dica é não parar só no design. Criar uma marca é criar um novo negócio, um empreendimento, e precisa ter a dedicação que qualquer negócio tem para sobreviver. Sendo assim, é preciso investir em capacitação, estrutura e networking, além do design e conceito da marca", acredita.

Economia Criativa

O Garimpo foi selecionado para participar do programa Empreendedorismo Criativo. Concorreram 132 inscritos das mais diversas áreas de atuação, todos com empreendimentos que fogem ao convencional e buscam fortalecer seu espaço nas novas possibilidades da Economia Criativa. Só sete empresas farão parte do programa de formação que ajudará no desenvolvimento e capacitação destas ideias através de um formato de reality show que faz com que as dúvidas, informações e ideias no decorrer de seu processo alcancem a todos os interessados, comunicando e absorvendo, sem restrição.

Com este desafio a proposta do Garimpo caminha para uma nova fase, com o lançamento de um grande portal, um guia de registro das marcas locais garimpadas e uma feira de capacitação de negócios. No nordeste a expansão é ainda maior, conta com a criação de um grande cluster da moda, para competir no mercado de moda mundial.

Germana Uchoa aguarda com expectativa a realização do João Pessoa Fashion Week. "Este evento é de grande importância para abrir espaço de divulgação e discussão no mercado de moda da nossa região. Espero provocar os novos designers e todos os profissionais  que tenham qualquer relação com o mercado de moda no Nordeste para participarem dessa nova plataforma que estamos criando, é importantíssimo a colaboração e envolvimento de todos para que dê certo e seja bom para todos", conclui.

Sobre a palestrante:

Germana Uchoa Moreira Reis - Recife (PE)


Formada em Publicidade e Propaganda, na UFPE, fez pós graduação na Anhembi Morumbi (São Paulo) em Cultura de Moda, com foco em Construção de Marcas. Tem mais de 15 anos de experiência na área de Marketing. Passou por grandes empresas, dentre elas: Mars Chocolates, Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco, Faculdade Aeso e Promonove. Também é professora e consultora nas áreas de gestão, empreendedorismo, marketing e moda em instituições locais e consultora e instrutora no SEBRAE e SENAC. Empresária, foi sócia do PETIT BISTROT, e hoje, tem a BADULAQUES - consultoria em gestão de negócios - e a BALLUX, que é uma marca de estilo alternativo que produz roupas, acessórios, móveis reciclados, objetos de decoração. Ainda dirige o ESPAÇO GARIMPO, que é um projeto de coolhunting de novos talentos nas áreas de moda, design, decoração e entretenimento. 

 

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http://www.espacogarimpo.com/