À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

“O Pequeno Príncipe” inspira coleção da estilista Isadora Cavalcanti

A coleção que leva o mesmo nome da obra de Saint-Exupéry será lançada nesta sexta-feira (9), em desfile que acontece na sede da Funetec-PB
| Por: Da Redação
“O Pequeno Príncipe” inspira coleção da estilista  Isadora Cavalcanti

NOVOS CRIADORES

Moda feita com poesia e sensibilidade.  Sentimentos aplicados a ideias que inspiram conceitos e materializam formas. Como num passe de mágica, o clássico da literatura infanto-juvenil,  "O Pequeno Príncipe", escrito pelo francês  Antoine de Saint-Exupéry, em 1943, deixa a condição de narrativa envolvente para desdobrar-se em croquis nas mãos da estilista paraibana, Isadora Cavalcanti. Toda uma coleção desabrocha por inteiro em uma única madrugada, regada pela conectividade da obra e o desejo de escrever a própria história, concretizando sonhos. 

A coleção que leva o mesmo nome da obra de Saint-Exupéry será lançada nesta sexta-feira (9). Em desfile que acontece às 17h, na sede da Funetec-PB, a estilista quer compartilhar com amigos e o público presente um conceito de moda repleto de sentimentos traduzidos em cores, formas, estampas e texturas.  Cerca de 30 looks serão apresentados como resultado de um trabalho profissional, elaborado com doses extras de dedicação.

Guiada pelo voo dos pássaros

Uma referência do livro, representada em imagem, forjou o ímpeto da criação de Isadora: a ilustração dos pássaros selvagens que dão fuga ao Pequeno Príncipe para alçar novos horizontes e perceber novos mundos, muito além do seu planeta em miniatura.  "Com base nesta imagem e no significado atribuído por mim a ela, criei a maioria das peças. Algumas até bordadas com pássaros. Ela remete a uma fuga da realidade... E quantos de nós, quando mergulhados no processo criativo, não fugimos completamente de nossa realidade e nos deixamos levar pelos pássaros selvagens da imaginação?", indaga.

Idealizada para a primavera-verão  - e que leva nas etiquetas o nome da criadora - a coleção propõe uma interpretação e apropriação do ambiente e dos personagens do livro dentro da contemporaneidade. O que aparece como resposta são peças femininas, atemporais, de um equilíbrio elegante e sutil para mulheres de faixas etárias diversas. "Apresento um mix bacana. Há peças modais, conceituais, clássicas, alfaiataria e estampas lindas. O link entre peças básicas e outras "nada básicas" é que faz toda a diferença nas criações não só desta coleção, mais de outras peças que já criei ", descreve a estilista com entusiasmo.

Harmonia entre tons pastel e vibrantes

A cartela de cores transita entre os tons pastéis e os marcantes como o vermelho, preto e dourado. Essa diversidade não impõe escolhas entre o diurno e noturno. Tudo é muito democrático e funcional. Dentro da narrativa literária que traz uma rosa como personagem emblemático, Isadora reforça que  não poderia abrir mão da estampa floral que está bem situada com as tendências que aportam na temporada. 

Ela também ousou na diversidade dos tecidos que estruturam as peças. "Eu trabalhei muito com algodão através de  popelines e tricolines, além de tafetás, linho, viscolycra, stretch...  Diria que tive muita sorte no garimpo dos tecidos, pois simplesmente ia olhando e mentalmente os croquis iam se materializando neles", explica Isadora.

Exclusividade é a palavra chave

Estilista de formação pelo Senac-PE, Isadora Cavalcanti é graduada em marketing  e atua como supervisora comercial das Lojas Riachuelo. A sua percepção sobre moda reside no conceito identitário como extensão de cada indivíduo que expressa desejos e sonhos vividos de forma ímpar.  Esse pensamento também dá diretrizes para a execução de roupas únicas e sem chances de encomenda ou repetição. Uma regra aplicada na primeira coleção lançada em 2009, onde todos os itens foram vendidos antes mesmo de chegar à passarela e cedidos gentilmente pelas clientes para apresentação.

O ambiente organizado para abrigar o desfile da coleção "O Pequeno Príncipe" também vai funcionar como espaço de vendas após a exibição. Os interessados ainda poderão comprar peças exclusivas através do blog De Sapatilha, da amiga e estilista Luziane Lima. Como na obra de Saint-Exupéry, Isadora está cercada de amizades que compõem uma estrutura de afeto e apoio na execução de um sonho que estará completo com a cristalização de seu nome como estilista e, consequentemente, com a abertura de sua própria loja. Uma meta palpável para quem já levantou voo.

 

Serviço

Funetec-PB: Avenida Rio Grande do Sul, 1169, Bairro dos Estados, João Pessoa-PB

 

Onde comprar a coleção

No lounge montado para apoiar o desfile e no blog De Sapatilha (http://www.desapatilha.com.br/)

Telefone: (83) 8729 1093

 

GALERIA:

Conheça a designer e alguns looks da coleção