À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Jum Nakao em João Pessoa: final do Fashiontech, palestra e coletiva

O designer paulista de renome internacional compõe júri do Concurso Novos Estilistas, realiza palestra no Sebrae e concede coletiva
| Por: Da Redação
Jum Nakao em João Pessoa: final do Fashiontech, palestra e coletiva
Jum Nakao: novos paradigmas na criação

O designer e diretor de criação paulista Jum Nakao chega hoje a João Pessoa para participar da etapa final da seleção do I Fashiontech - Concurso Novos Estilistas Paraíba, promovido pela Estação da Moda - órgão da Prefeitura Municipal de João Pessoa - e que acontece nesta quinta (01) e sexta-feira (02). A presença do artista também será partilhada com o público através da palestra Mottainai, sobre criação e sustentabilidade, nesta quinta-feira, às 19h30, no auditório do SEBRAE. Para a imprensa, será realizada uma coletiva aberta na sexta-feira, dia 02, na sede da Estação da Moda, às 10h30. Informações mais detalhadas sobre o designer de " A Costura do Invisível" podem ser conferidas em entrevista exclusiva concedida por ele ao site Nas Entrelinhas no início deste mês.

Concurso Novos Estilistas

Depois de 26 inscritos, agora a disputa pelos três primeiros lugares está entre os oito concorrentes finais. Nesta última etapa, cada candidato deverá apresentar em desenho estilístico uma coleção com 30 looks completos femininos e /ou masculinos. Em apresentações individuais para um júri especializado, os selecionados terão que explicar o tema da coleção, as etapas criativas, bem como justificativas dos  looks, cartela de cores, uso de materiais, ficha técnica e representação plana das peças. Um look completo terá que ser confeccionado e apresentado como síntese da coleção.

A comissão julgadora do I Fashiontec é formada por nomes bem conhecidos da cultura de moda do país e da Paraíba,  terá como grande representante o designer Jum Nakao, que vem especialmente para esta seleção. Junto a ele estão também o artista plástico paraibano José Rufino; a professora, jornalista de moda e co-editora do site Nas Entrelinhas, Margarete Almeida; o stylist e estilista Pantera Costa e, o diretor da Estação da Moda, também estilista, Romero Sousa. O concurso é uma realização pioneira desenvolvida pela Estação da Moda que busca dar visibilidade aos novos estilistas do Estado.  O evento tem como parceiros o SEBRAE-PB, FUNETEC-PB, SENAIPB, AIVEST-PB.

Palestra de Jum Nakao promete reciclagem de ideias sobre criação

Jum Nakao quer transformar o mundo com sua criação. Sua proposta para a palestra que irá realizar em João Pessoa é apresentar o conceito "Mottainai",  palavra originalmente budista que se aplica à existência do universo físico, onde tudo tem sua lógica de existência, e por isso, deve ser reusado, reciclado e reduzido, no sentido de concentrado. Sua proposta é pensar a moda a partir dos 3R´s: redução, reuso e reciclagem. "Os japoneses dizem "mottainai", ao desperdício. Na verdade, é mais do que isso: trata-se de uma atitude de respeito aos objetos materiais e imateriais. Uma atitude que ilumina mudanças de valores", informa Nakao. O palestrante propõe um plano de viagem aos interessados em pensar sobre o processo criativo e transformações para o novo milênio.

Sobre Nakao

Designer, diretor de criação, educador. Em 1996 foi a grande revelação da 6° edição do Phytoervas Fashion e passou a ocupar o cargo de diretor criativo da Zoomp, logo depois comandou marcas representativas no cenário nacional. Em 2004, no São Paulo Fashion Week, realizou desfile manifesto sobre e efemeridade da moda, "A costura do invisível", onde ao final as modelos realizam uma performance inesperada e rasgam elaboradas roupas feitas de papel vegetal, confeccionadas em mais de 700 horas de trabalho,  tornando-se um marco na história da moda brasileira. O desfile "A costura do invisível" acabou gerando livro e documentário sobre o projeto.

A Galliera, Museu da Moda de Paris, em 2006, o considerou como um dos mais representativos criadores de trabalhos de Moda de todo o século XX. Suas obras podem ser vistas em diversas partes do mundo. Atualmente Jum Nakao vem se dedicando a projetos onde pode associar arte, designer, moda, criação e sustentabilidade. Participa do projeto Talentos do Brasil, realiza exposições, instalações, cria figurinos como o especialmente feito para o  seriado global "Hoje é Dia de Maria", constrói objetos, usa a moda enquanto arte.  Dedica-se ainda a cursos, palestras e workshops sobre processo criativo. Um novo paradigma de criatividade, consciência, cidadania e transformação.

 

SERVIÇO:

Estação da Moda

Rua Rosário di Lorenzo, S/N - Varadouro

Fone: (83)3218 6160

estacaodamoda@hotmail.com (confirmar presença para coletiva com a imprensa)

Sebrae

Avenida Maranhão, 983- Bairro dos Estados -João Pessoa-PB

Fone: (83): 2108- 1100

http://www.sebrae.com.br/uf/paraiba