À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Primeira edição do Café com Moda é sucesso

O evento promovido pelo site Nas Entrelinhas e o blog Na Cama com Léon abriu espaço para discutir moda enquanto cultura, linguagem e identidade
| Por: Da Redação
Primeira edição do Café com Moda é sucesso
Público aprovou a ideia do Café com Moda

A primeira edição do Café com Moda deixou sabor de quero mais. Realizado no dia 3 de agosto, no espaço de interseção da Livraria Leitura com o Coffee Shop São Braz, no Manaíra Shopping, em João Pessoa-PB, o evento promovido pelo site Nas Entrelinhas e o blog Na Cama com Léon reuniu dezenas de  pessoas ávidas em ouvir, discutir e fomentar a cultura da moda. Blogueiros, jornalistas, empresários do setor, representantes de instituições de ensino, profissionais e estudantes da área marcaram presença e validaram a iniciativa inovadora no Estado.

Reverberando a credibilidade da proposta, o Café com Moda contou com a participação de representantes de instituições de moda na Paraíba, como Romero Sousa, cordenador da Estação da Moda da Prefeitura Municipal de João Pessoa; Leonardo Mendonça, cordenador do curso Produção de Moda da Funetec/PB e Gabriela Maroja, cordenadora do curso Design de Moda, do Unipê.

A professora de jornalismo, pesquisadora de moda, colunista e blogueira, Agda Aquino, foi responsável pela abertura do evento. Numa conversa descontraída e aconchegante, ela fez uma rica explanação sobre o Figurino no Telejornalismo, tema da sua recente dissertação de mestrado. Na abordagem, chamou a atenção para mitos sobre o figurino dos telejornais e destacou a masculinização de um padrão que nega o feminino das apresentadoras. A exposição culminou com a interação do público.

Moda enquanto cultura

Para Leonardo Mendonça, cordenador do curso de Produção de Moda da Funetec/PB, o evento deu uma demonstração de como a moda está na "moda" e como transmite uma carga de conhecimento. "A moda é artífice da cultura. Este evento assume o caráter de uma grandeza tamanha para dar visibilidade à moda enquanto conteúdo cultural e acadêmico", destacou.

Na ótica de Sandra Vasconcelos, blogueira do Babel das Artes (veículo de difusão cultural), a realização do Café com Moda ocupa um espaço importante. "É extremamente necessário contar com fóruns de discussão que incluam a moda como cultura. Isso amplia a visão, sai do modismo e cria a oportunidade de debater o tema como identidade brasileira", argumentou com entusiasmo.

Entre os estudantes de moda, Márcio Tetsuo, do segundo período do curso Design de Moda do Unipê, valorizou a iniciativa do evento e a explanação da palestrante. "É bom perceber a moda além do fast fashion. Nunca havia pensado nos bastidores da moda do telejornalismo e isso é instigante".

De caráter permanente, o Café com Moda acontecerá sempre na primeira quarta-feira do mês. O evento conta com o apoio do Coffee Shop São Braz  e da Livraria Leitura. 

 

GALERIA: Confira a primeira edição do Café com Moda (Fotos:D.Sayara)