À Moda da Casa

/ A moda com tempero paraibano

Estação da Moda prorroga inscrições do Fashiontech até 11 de agosto

Tecnologia Artesanal é tema norteador na produção das coleções dos candidatos
| Por: Da Redação
Estação da Moda prorroga inscrições do Fashiontech até 11 de agosto
Estação da Moda estimula criadores (Foto:Secom-JP)

As inscrições do concurso Fashiontech - Novos Estilistas Paraíba foram prorrogadas até o dia 11 de agosto. Muitos candidatos solicitaram maior prazo para entrega dos projetos das coleções na primeira etapa da seletiva. A cordenação do evento, promovido pela Estação da Moda (CVT- Centro Vocacional Tecnológico), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa, decidiu  esticar o período de inscrição para que todos tenham oportunidade de participar. A expectativa é de que grandes criadores de moda sejam conhecidos a partir do concurso que é pineiro no Estado.

De acordo com Romero Sousa, idealizador do evento e cordenador da Estação da Moda, mesmo com  o adiamento, as datas das outras etapas que compõem todo processo de seleção continuam as mesmas. Está previsto que até o dia 15 de agosto seja divulgada a lista com os dez primeiros classificados que participarão da segunda parte do concurso. 

Moda democrática

A ideia do concurso partiu de um perfil democrático de conceber a moda. "Propomos que estes novos estilistas possam exercitar e desenvolver suas potencialidades profissionais. É nosso objetivo fomentar a produção cultural de criadores no Estado da Paraíba, visibilizando esta produção e contribuindo para a construção identitária da nossa moda", afirma Romero.

Para premiar o primeiro colocado está prevista a confecção de uma coleção com 30 looks que será desenvolvida pelo candidato durante a segunda etapa do processo. Tudo será realizado nas instalações da Estação da Moda, que ficará responsável ainda pelo material, equipamentos e equipe técnica para execução das peças. A coleção vai compor um desfile e  o estilista ganhador do concurso ainda terá como prêmio uma visita técnica ao SENAI /CETIQT no Rio de Janeiro, com direito a passagem e hospedagem.

A premiação para o segundo e terceiro colocados na seleção final do concurso corresponde a um notebook e netbook, respectivamente. Os dez  candidatos selecionados para a segunda etapa integrarão uma exposição com  looks prototipados na Estação da Moda.  

Jum Nakao seleciona o vencedor

A comissão que escolherá o vencedor do concurso Novos Estilistas conta com a presença do designer de moda paulista Jum Nakao, uma das maiores referências no Brasil (veja entrevista exclusiva). Nakao tem seu nome marcado pelo desfile-manifesto "A Costura do Invisível", produzido para o São Paulo Fashion Week, em 2004, onde apresenta roupas de papel que são rasgadas na passarela no final da apresentação. Hoje, trabalha com moda, arte e design. "A presença de Nakao valoriza nossa seleção porque ele percebe moda como instigante reflexão identitária", explica Romero Sousa.

Tecnologia Artesanal

Tecnologia Artesanal é o tema norteador do concurso. Ele deverá figurar dentro dos temas inspiradores das coleções propostas pelos candidatos. "A Estação da Moda acredita na potencialidade do processo "artesanal" como significado para o artesanato em toda a sua diversidade e tipologias. Resgata sua essência cultural de valorização do artesão e suas habilidades aliadas à tecnologia", explica Romero Sousa.   

A tecnologia está inserida hoje em qualquer processo criativo e é um aliada na arte artesanal, podendo ser utilizada com uma proposta de fusão da tradição com a modernidade. "Um convite aos participantes, para que possam "descobrir", no exercício do fazer artesanal, a possibilidade tecnológica, como fonte inesgotável de inspiração e fomento para todo o sistema de moda", acrescenta.

 

FIQUE POR DENTRO

Quem pode participar

Qualquer pessoa com idade acima de 18 anos, que tenha concluído ou esteja cursando o ensino médio. O participante deverá residir no Estado da Paraíba (apresentar comprovante de residência).

Para participar

  • Os candidatos deverão apresentar um projeto de uma coleção de moda masculina e/ou feminina de acordo com o tema norteador proposto: Tecnologia Artesanal.
  • O projeto deverá conter um texto de apresentação da coleção justificando o tema proposto, as etapas criativas, os looks, cartela de cores e uso de materiais.
  • Cada candidato deverá apresentar - em papel A3 -  a proposta de 10 looks em desenho.
  • O projeto deverá conter ainda cartela de cores, propostas de materiais (tecidos, aviamentos, etc).
  • O projeto criativo (desenhos, cartela de cores e materias) será apresentado em papel formato A3 e a apresentação textual impressa em papel formato A4. As encadernações do projeto devem conter os dados do participante. 

Inscrição

  • As fichas de inscrição estarão disponibilizadas no site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br) e na secretaria da Estação da Moda (CVT- Centro Vocacional Tecnológico).
  • Na ocasião, o candidato deverá entregar a ficha de inscrição completa, junto com o projeto. Além disso, cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade.
  • Não serão aceitas as inscrições que não atenderem rigorosamente aos critérios estabelecidos no edital.

Primeira etapa da seleção

Serão classificados na primeira etapa 10 candidatos que passarão à segunda fase de seleção. Caberá ao corpo de jurados do evento a classificação de acordo com os critérios de avaliação pré-determinados.

Critérios de Avaliação

  • Coerência, organização e clareza na apresentação temática do tema norteador, aliado ao tema individual do candidato.
  • Objetividade e argumentação na justificativa da coleção em relação ao tema proposto.  As etapas criativas, bem como justificativas dos dez looks e uso de materiais indicados.
  • Criatividade e qualidade na apresentação gráfica do projeto.

CONTATOS:

Estação da Moda

Rua Rosário di Lorenzo, S/N - Varadouro

Fone:3218 6160

estacaodamoda@hotmail.com