Caleidoscópio

É na moda plural e democrática que este blog tem abrigo. A moda das lojas de departamento que aproxima tendências e conceitos de forma acessível e real.

Memórias de uma moda criativa e sustentável

Memórias de uma moda criativa e sustentável

 

A moda sempre foi pra mim sinônimo de criatividade. E como ser de outra maneira? Cresci em meio a linhas, agulhas e o ambiente que já praticava as noções da reciclagem e sustentabilidade impostas pelas necessidades. Tudo era transformado, ajustado, encurtado, virado pelo avesso, cerzido e customizado até completar o ciclo de utilidade máxima!

Presenciei a moda feita à mão. Era o conceito da "alta costura" na agulha e dedal da minha avó Júlia que logo fazia surgir vestidos, roupa íntima e bonecas. Sim! As minhas primeiras bonecas foram feitas por ela, com direito a olhos pretos e boca vermelha bordados, cabelo de meia de seda desfiada e roupa de floral liberty. Eram as mesmas florzinhas miudinhas que brotavam também nos meus vestidos de São João e Natal.

Recordo a caixa de linhas a que dedicava horas arrumando e desarrumando os retroses para combinar a companhia das cores até me cansar ou ficar satisfeita com o resultado. Os retalhos, os botões, os pedaços de fita guardados nas gavetas de madeira da velha máquina de costura (da marca Rainha!) que mamãe zelava como tesouro... Era a ferramenta que materializava as produções de moda para os sete filhos da casa, bem como toda coleção de cama, mesa e banho. Nela meus irmãos e eu também pisávamos fundo no pedal de ferro, acelerando fantasias deliciosas ao dirigirmos mundo afora sem que a "proprietária" do veículo desconfiasse por onde andávamos.

Vivi na infância a moda upcycling e democrática: tudo era possível e nada descartável. Muito antes de todo o conceito sustentável que se impõe como tendência, partilhei da ousadia, criatividade e percepção apurada da minha mãe que não desperdiçava coisa alguma. Hoje, ela sorri satisfeita de haver antecipado o futuro. Eu? Privilegiada por ter aprendido a costurar ideias que vestem tão bem a moda atual.